Condomínio inteiro fica submerso após chuva, em Ananindeua

Canal próximo à passagem Jiboia Branca transborda e pessoas perdem eletrodomésticos e móveis. Moradores cobram providências

Camila Guimarães
fonte

Depois do temporal que caiu na Grande Belém no fim da tarde de sábado, 6, até a madrugada deste domingo, 7, um canal próximo à passagem Jiboia Branca, no bairro de mesmo nome, em Ananindeua, transbordou. As águas invadiram casas na localidade e um condomínio inteiro ficou submerso. Moradores do residencial Superlife registraram o caos e cobram providências da Prefeitura.

Nas imagens de câmeras de segurança é possível ver toda a área aberta do condomínio tomada por água, além de moradores sentados na janela das casas. Em outras filmagens, feita por alguns dos moradores, é visível o alagamento nas residências.

A assistente social Maria Rocha, de 41 anos, relata que o transbordamento do canal começou por volta das 21h30, na noite de sábado, e só foi piorando com o passar do tempo. Por volta das 2h30 de domingo, a água já tinha tomado todo o condomínio onde ela mora.

"Nas chuvas, as ruas já alagam geralmente por causa do canal. Por mais que o condomínio tenha drenagem, a água vem de fora e entra. Desde março do ano passado esse problema vem se intensificando. Hoje, muita gente amanheceu na rua, tentando ver o que salvava de suas casas", relata Maria Rocha.

VEJA MAIS

image Asfalto cede e abre cratera durante forte chuva em Ananindeua; vídeo
Em um vídeo compartilhado em redes sociais, é possível ver o tamanho da destruição causada na via. No registro, um homem narra que quase sofreu um acidente ao passar pelo local de moto. Ele afirma que um ciclista também se machucou devido à cratera na pista

image Motociclista é socorrido após quase ser arrastado por enxurrada em Castanhal; video
O caso aconteceu durante as fortes chuvas que caíram sobre a Região Metropolitana de Belém (RMB), na noite do último sábado (6)

image Homem usa caiaque e passa remando em rua alagada em Belém; vídeo
A imagem foi flagrada em trecho no perímetro entre as ruas Oliveira Belo e 9 de Janeiro, no bairro do Umarizal, capital paraense

A moradora conta que não é a primeira vez que eles passam por essa situação e que já perderam vários bens por causa desse problema. "Pessoas perderam geladeiras e muitos móveis. A coisa mais triste é ver os caminhões saindo, carregando todas as nossas coisas", lamenta.

Maria diz que os moradores do condomínio já chegaram a procurar a Prefeitura de Ananindeua, pedindo pela limpeza do canal que tem transbordado, mas, até o momento, nenhum trabalho foi feito para solucionar o problema, por parte do poder municipal.

"A gente vai se reunir agora e protocolar outro pedido na prefeitura. A gente também pensa em fechar a Mário Covas, com a passagem Jiboia Branca, para ver se chama atenção, porque queremos que esse problema acabe", diz a assistente social.

A Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) informa, através de nota, que desde 2021 existe uma equipe com aproximadamente 100 trabalhores que realizam, exclusivamente, a limpeza de canais em Ananindeua. A Sesan tem um cronograma, e a área citada já foi beneficiada várias vezes com a retirada de entulhos, capinação e roçagem. Em breve a equipe retoma novamente para fazer o trabalho na área.

A Sesan pede que o morador também colabore evitando  pagar carroceiros para despejar entulhos nas vias públicas, haja vista que em período de chuva forte, a água acaba arrastando todo o material para canais e bueiros. 

No caso do condomínio, vale ressaltar que o mesmo é responsável pela limpeza dos bueiros e da drenagem do Residencial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Ananindeua
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE ANANINDEUA

MAIS LIDAS EM ANANINDEUA