Saiba como fazer um delicioso risoto de funghi para o jantar
O clássico caldo de legumes com funghi é ideal para reuniões com amigos ou família

O final de semana é uma ocasião perfeita para reunir os amigos ou a família em casa e se deliciar com um maravilhoso jantar. Para ficar melhor ainda, o clássico risoto de funghi é ideal para conferir ao momento um toque de sofisticação. Acompanhe a receita completa.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de arroz para risoto.
- ¾ de xícara (chá) de funghi seco (40 g).
- 1,5 litro de caldo de legumes caseiro.
- ½ cebola.
- 1 dente de alho.
- ½ xícara (chá) de vinho branco.
- 4 colheres (sopa) de manteiga.
- ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado.
- 4 ramos de salsinha.
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
VEJA MAIS
Como preparar
- Em uma tigela coloque o funghi, cubra com 1 xícara (chá) de água fervente e deixe hidratar por alguns minutos enquanto separa os outros ingredientes.
- Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
- Sobre a jarra medidora, escorra o funghi hidratado numa peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes ao líquido do funghi até completar 1,5 litro – ele vai ser usado para o cozimento do risoto.
- Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios.
- Coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até murchar. Acrescente o funghi e o alho e mexa por 1 minuto.
- Junte o arroz e refogue por 2 minutos para envolver os grãos com a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal.
- Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem.
- Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
Observação: Na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga restante, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir com a salsinha picada.
Dica: O segredo é não deixar o caldo secar demais – risoto bom esparrama pelo prato.
(*Beatriz Moura, estagiária sob supervisão do editor de OLiberal.com, Felipe Saraiva)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA