Eleições 2022: TRE-PA vai reforçar organização para o segundo turno

Tribunal quer atendimento e habilitação da biometria mais ágeis

Fabrício Queiroz
fonte

Após os problemas detectados durante a votação no dia 2 de outubro, no primeiro turno, quando longas filas se formaram em seções de Belém mesmo depois das 17h, como ocorreu na creche Irmã Dulce, localizada no bairro de Fátima, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) trabalha para que o segundo turno das Eleições 2022 transcorra com maior agilidade.

Durante o 1º turno, eleitores de diversos locais esperaram horas na fila para votar. No caso da creche Irmã Dulce, houve até registro de confusão e viaturas da Polícia Militar foram acionadas para acalmar os ânimos dos eleitores, que chegaram a aguardar mesmo debaixo de chuva. Na ocasião, as equipes da redação integrada de O Liberal também reportaram queixas nos municípios de Ananindeua, Castanhal e Marabá.

VEJA  MAIS

image Além de filas enormes e demora, eleitores enfrentam chuva em creche no bairro de Fátima; vídeo
Reta final da votação na creche Irmã Dulce teve muita confusão

image TRE-PA discute filas, falta de energia elétrica e atrasos na votação do primeiro turno das eleições
Problemas tratados em reunião com juízes eleitorais não devem se repetir no dia 30 de outubro

De acordo com Felipe Brito, diretor geral do TRE-PA, a espera se deve, entre outras razões, ao aumento do número de eleitores no estado. “Para se ter uma ideia, as Eleições Gerais de 2014 tinham 5.188.450 eleitores aptos a votar. Em 2018, esse número chegou a 5.499.283 e agora em 2022, atingiu a soma de 6.082.312 e um percentual alto de comparecimento, quase 80% e um índice de abstenção considerado baixo, de pouco mais de 21%”, afirma.

O diretor avalia que o grande número de candidatos e de números a serem digitados nas urnas eletrônicas aliado à indecisão e à falta do uso da “cola” também contribuíram para a formação de filas. “Além disso, houve o retorno da biometria em todo o estado do Pará e a utilização dessa identificação em 90 municípios do estado, que nunca haviam passado pelo processo. Isso, de certa forma, acabou acarretando em um tempo a mais”, acrescenta.

Apesar disso, o TRE-PA reitera que o pleito ocorreu normalmente na maioria dos locais, o que auxiliou na divulgação do resultado do governador reeleito pouco depois das 20h. Contudo, para evitar novos problemas, a administração do Tribunal diz que já se reuniu com todas as zonas eleitorais onde houve seções que terminaram mais tarde. “O intuito é de se reforçar orientações aos mesários, tanto para agilizar o atendimento e triagem, quanto para otimizar a habilitação pela biometria dos eleitores”, pontua Brito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA