CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

TRE escolhe seções que passarão por Auditoria da Votação Eletrônica neste sábado; entenda

Ao todo, serão selecionadas 35 seções. A escolha ou sorteio das seções atende a uma limitação de alcance.

O Liberal
fonte

Nas eleições deste ano, 25 seções passarão pelo Teste de Integridade, que ocorrerá no mesmo dia da eleição, no Mangueirinho, em Belém, e no Centro de Convenções Carajás, em Marabá. Outras duas seções serão utilizadas no Teste de Integridade com biometria de eleitoras e eleitores voluntários, que será realizado no Planetário, em Belém, e oito serão destinadas ao Teste de Autenticidade, que ocorre na própria seção eleitoral escolhida.

A escolha dessas 35 seções que passarão pela Auditoria da Votação Eletrônica 2022 será neste sábado, véspera do pleito, em cerimônia programada para iniciar às 8h, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA). Entidades fiscalizadoras e representantes dos partidos políticos, federações e coligações foram convidados para participar do evento.

VEJA MAIS

image Eleições 2022: testes de eficiência da urna eletrônica serão realizados em Belém e Marabá
35 dispositivos serão escolhidos por partidos para checagem de integridade e autenticidade no dia da eleição

image Justiça Eleitoral amplia auditoria em urnas eletrônicas
Processo que garante integridade do sistema eleitoral será realizado em dois municípios paraenses

image Tribunais eleitorais fazem auditoria das urnas em dia de votação
Urnas auditadas neste domingo foram sorteadas ontem em público

image TSE aprova projeto-piloto para uso da biometria em fiscalização das urna
Sugestão foi apresentada pelos militares, durante reunião entre o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes

image TRE do Pará anuncia mais um teste de integridade das urnas eletrônicas
O “Projeto Piloto com Biometria” visa aferir o funcionamento da biometria dentro do processo eleitoral

Conforme informações divulgadas pelo TRE, caso as entidades convidadas não indiquem um número suficiente para a auditoria, a lista poderá ser complementada por sorteio. Logo após a escolha ou sorteio das seções eleitorais, as urnas eletrônicas destas seções serão recolhidas por servidores do TRE em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal.

A escolha ou sorteio das seções atende a uma limitação de alcance. Em Belém, por exemplo, só poderão ser escolhidas seções acessadas por via rodoviária, que fiquem, no máximo, a três horas de viagem de ida e três de volta. Em Marabá, serão dez seções, com limitações de alcance de quatro horas para ir e quatro para voltar.

O Tribunal Regional Eleitoral explica ainda que, durante a cerimônia, após a escolha das seções, será lavrado ata assinada pelas entidades fiscalizadoras, auditores externos, Ministério Público e Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE). E após recolhimento das urnas, ocorre cerimônia de lacração das urnas e o recolhimento delas na sala de guarda no Mangueirinho e no Centro de Convenções de Marabá, que também serão lacradas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA