CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Eleições 2022: testes de eficiência da urna eletrônica serão realizados em Belém e Marabá

35 dispositivos serão escolhidos por partidos para checagem de integridade e autenticidade no dia da eleição

O Liberal

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, realizou uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (22) com o objetivo de informar e definir os procedimentos e critérios a serem utilizados na realização da auditoria das urnas no Pará durante as eleições gerais que ocorrem em outubro.

A principal mudança anunciada é a expansão do número de urnas destinadas ao teste de integridade, que serão 27, sendo 17 delas em Belém e outras dez em Marabá. Outras oito urnas passarão por um teste de autenticidade dentro das seções eleitorais.

Enquanto o primeiro foca na integridade das urnas durante a captação dos votos, o outro é destinado para checagem do sistema instalado no dispositivo. 

Representantes dos partidos poderão escolher quais urnas poderão ser auditadas no teste de integridade, mas com algumas limitações: as urnas escolhidas devem estar no máximo a três horas de distância de Belém e no máximo quatro horas de distância de Marabá, consideradas as vias rodoviárias.

As ilhas e zonas rurais estarão, portanto, excluídas do processo.

A auditoria será realizada nos dois turnos da eleição e um evento na véspera contará com a escolha das urnas e a preparação dos espaços onde os testes ocorrerão. Em Belém, eles serão feitos na Arena Guilherme Paraense, conhecida como Mangueirinho, e em Marabá, no Carajás Centro de Convenções. Até a eleição passada, as urnas eram sorteadas, mas agora serão escolhidas pelos partidos. 

image Justiça Eleitoral amplia auditoria em urnas eletrônicas
Processo que garante integridade do sistema eleitoral será realizado em dois municípios paraenses

image Nível de segurança das urnas eletrônicas será testado por pesquisadores da USP
Eles tentarão quebrar o sigilo e alterar a destinação de votos, além de simular possíveis formas de ataque aos programas e equipamentos. Anúncio foi feito pelo TSE

Ao longo da apresentação, o advogado da federação partidária Brasil da Esperança, Cláudio Bordalo, apontou como muito restritivos e excludentes os critérios, que deixariam o oeste e o extremo sul do Pará descobertos pela auditoria.

Já a candidata Michele Araújo afirmou que o ideal seria que as auditorias ocorressem nas seis mesorregiões do estado.

O presidente da Comissão, juiz Marcus Alan Gomes, afirmou que o número de 35 urnas foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral para todos os estados, independente de tamanho, e que o Pará é o único que irá realizar o processo também fora da capital. 

Já para o teste de autenticidade, qualquer seção eleitoral poderá ser escolhida, desde que esteja em uma zona urbana. Gomes também solicitou apoio dos partidos para o preenchimento de 10.800 cédulas de papel com números oficiais de candidatos a serem entregues para o Tribunal.

Isso ocorre porque, durante os testes, os números são digitados na urna eletrônica e o processo é transmitido ao vivo, simultaneamente com a eleição. O objetivo é mostrar que os números cadastrados correspondem aos candidatos do pleito e que estão sendo computados normalmente. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA