CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

TSE aprova projeto-piloto para uso da biometria em fiscalização das urna

Sugestão foi apresentada pelos militares, durante reunião entre o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes

O Liberal
fonte

O uso da biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas nas Eleições 2022 foi acatado pela Justiça Eleitoral. A decisão foi tomada nesta terça-feira (13), quando o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, a resolução que trata do tema, levada à apreciação pelo presidente da Corte e relator da norma, ministro Alexandre de Moraes.

Conforme informações divulgadas pelo próprio TSE, o procedimento ocorrerá com a participação de eleitores voluntários que, após votar no dia do pleito, serão convidados a participar da iniciativa em local adjacente ao da votação.

Ao todo, 54 urnas serão submetidas à testagem em 19 unidades federativas, incluindo o Pará. Esse número corresponde a 8, 74% das 641 urnas que serão utilizadas no teste de integridade regular.

VEJA MAIS

image TSE nega acordo com Forças Armadas ou entidades para apuração dos votos nas eleições 2022
Tribunal afirma que não houve nenhuma alteração do que definido no primeiro semestre

image Eleições 2022: TSE aumenta tempo para conferir voto na urna eletrônica
Eleitores também perceberão que o tradicional ‘som’ após votação ficará mais logo a partir desde pleito

O Teste de Integridade existe desde 2002, simulando uma votação pública normal, aberta e auditada, realizada pelos tribunais regionais. Nele, os votos em papel são digitados na urna, contados e o resultado comparado à totalização da urna. Tudo é filmado. Mas eleitores reais não participam do Teste.

​Agora, haverá o emprego de biometria de eleitores voluntários convidados no local de votação. A inclusão da biometria foi uma demanda apresentada pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, a Alexandre de Moraes, durante reunião no mês passado.

Pelo texto aprovado, o procedimento será adequado às possibilidades dos Tribunais Regionais Eleitorais e deve envolver entre 5% e 10% do total de urnas eletrônicas destinadas ao Teste de Integridade, o que significa que o piloto alcançará de 32 a 64 urnas em pelo menos cinco capitais estaduais e o Distrito Federal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA