CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Todes' proibido: Projeto aprovado pela Câmara proíbe linguagem neutra em órgãos públicos

Decisão determina que seja instituído um padrão nacional de linguagem simples. Texto ainda precisa ser analisado pelo Senado

O Liberal
fonte

Os deputados federais aprovaram a proibição de linguagem neutra em órgãos públicos. O texto votado foi um substitutivo apresentado pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE), no projeto inicial de autoria da deputada Erika Kokay (PT-DF), que institui um padrão nacional de linguagem simples em órgãos públicos. Após a votação do texto inicial, nesta terça-feira (5), uma emenda de autoria do deputado Junio Amaral (PL-MG), que prevê que a administração pública não deverá usar “novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa”, também foi analisada e aprovada. 

VEJA MAIS

image Colégio demite professora por ensinar 'Linguagem Neutra' em sala de aula
O caso gira em torno do uso da palavra 'todes', utilizada como alternativa ao termo "todos"

image Djavan viraliza ao divulgar show em catalão e seguidores confundem com linguagem neutra
A confusão gerou vários comentários na publicação do cantor

Em suas redes sociais, Junio Amaral comemorou o resultado da votação. "Em um projeto da esquerda que versa sobre "linguagem simples" incluímos uma emenda que acabou jogando contra eles, vitória do Brasil. Ficamos felizes, mas nem TODES", escreveu. "É o primeiro grande passo para a gente enterrar essa aberração linguística, que visa destruir o nosso patrimônio, que é a nossa língua", declarou.

image Mais de 50% dos internautas acreditam que a linguagem neutra prejudica a língua portuguesa
Enquete foi realizada nas redes sociais do jornal O Liberal no sábado (29)

image Linguagem neutra: fenômeno linguístico divide opiniões na sociedade
Ao mesmo tempo em que essa transformação de língua ganha adeptos, outras pessoas se mostram resistentes; especialistas também fomentam esse debate

A emenda foi chamada por alguns deputados de jabuti — jargão parlamentar que refere à inclusão de trecho sem relação com o projeto original. Ela teve 257 votos a favor e 144 contra. Outros dois deputados se abstiveram.

Pelo projeto, fica criada a Política Nacional de Linguagem Simples na administração pública direta e indireta, com o objetivo de facilitar o entendimento e a participação da população nas atividades públicas. A matéria precisa ser aprovada pelo Senado.

image STF derruba leis que proíbem o uso de linguagem neutra nas escolas
O relator do caso, ministro Edson Fachin, defendeu seu voto dizendo que os estados devem respeitar as normas gerais definidas exclusivamente pela União.

image Vereadores de Ananindeua analisam projeto que visa proibir uso de linguagem neutra no município
Apresentado hoje (31) na Câmara, a matéria de autoria do vereador Zezinho Lima (PL) quer vetar o uso de “todes” e suas variedades

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA