CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sudam entrega ao governo federal o Plano Integrado do Marajó e Bailique

Paulo Rocha defende que o desenvolvimento sustentável das regiões do Marajó e Bailique seja pensado e planejado pelos habitantes locais

O Liberal
fonte

Em reunião realizada pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 10, o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, entregou ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, o Plano Integrado para o Desenvolvimento Sustentável dos Arquipélagos do Marajó, no Pará, e do Bailique, no Amapá.

O documento traz, segundo Rocha, demandas urgentes a serem enfrentadas a partir do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, estadual e federal, com a conservação de recursos naturais para a redução das desigualdades sociais.
Paulo Rocha destaca que o Plano foi elaborado com a participação de movimentos sociais, prefeituras locais, entidades de pesquisa e ensino, produtores rurais, poder público e empresas privadas, atendendo reivindicação dos próprios marajoaras e bailiquenses.

As duas regiões, a partir de deliberação do Conselho Deliberativo da Sudam, fazem parte do rol de prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, do MIDR.

"Amazônia está no centro do debate mundial"

image Reunião em Brasília sobre plano envonvendo Pará e Amapá (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O superintendente da Sudam defende que o desenvolvimento sustentável das regiões do Marajó e Bailique seja pensado e planejado pelos habitantes desses territórios. Defende ainda que o planejamento entregue por ele ao ministro seja valorizado pelo Executivo e pelo parlamento brasileiro.

“A Amazônia está no centro do debate mundial, mas qual o modelo de desenvolvimento a ser adotado, o imposto de fora para dentro, com exportação de matéria prima in natura, com a borracha, castanha, madeira e agora com o minério?”, questionou Rocha. “Não podemos mais conceber uma região rica e um povo pobre”, afirmou o superintendente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA