CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF retoma julgamento de ações sobre desmatamento na Amazônia; veja

As ações tratam de recursos para o meio ambiente e de omissão do governo

Luciana Carvalho
fonte

Nesta quarta-feira (06), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento conjunto de dois processos que tratam do desmatamento na Floresta Amazônica. A ministra Cármen Lúcia, relatora das ações, começou a apresentar seu voto no dia 31 de março e dará continuidade na sessão de hoje. As informações são do portal Metrópoles.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 760 foi ajuizada por sete partidos políticos e diz respeito ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia (PPCDAm). Já na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 54, a Rede questiona suposta omissão do governo federal em frear o desmatamento na Amazônia.

VEJA MAIS

image STF inicia julgamento com análise conjunta de ações sobre meio ambiente
O Supremo julga o chamado “pacote verde”, que consiste em sete ações relacionadas a pautas ambientais na Amazônia

image Amazônia vira pauta nesta quarta no Supremo Tribunal Federal; entenda
Maioria das ações foram protocoladas por partidos de oposição, que questionam a atual política ambiental e de produção na região. Temas serão debatidos pelos ministros do STF durante sessão da tarde de hoje. Assista abaixo

image Desmatamento: Pará recebe quatro bases para operação 'Guardiões do Bioma'
A operação, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, recebeu investimento de R$ 170 milhões e atuará também nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia

A ministra Cármen Lúcia começou seu discurso falando sobre a importância de medidas para a conservação do meio ambiente e de medidas para frear o desmatamento no país. No início da fundamentação dos motivos nas duas primeiras matérias a serem julgadas dentro de um “pacote verde” de ações em análise no STF, a magistrada deu sinais de que votará pela procedência dos pedidos.

Relatora de seis das sete ações em votação, Cármen Lúcia demonstrou ser favorável a aceitar os argumentos que compõem as ações.

“Cupinização”

A ministra nominou o processo que considera estar ocorrendo nos dias atuais:

“O meio ambiente vive um processo de destruição institucional por ‘cupinização’. As instituições são destruídas por dentro, como cupins. Promovem-se políticas públicas ineficientes, processos de destruição”, disse a relatora.

Cármen Lúcia ainda argumentou que existe um estado de coisas inconstitucionais em relação às matérias ambientais. “O abandono do PPCDAm, a ausência de cumprimento dos recursos orçamentários, o enfraquecimento do quadro normativo ambiental, tudo comprova o estado de coisas inconstitucionais em legislações ambientais no Brasil”, disse.

(Luciana Carvalho, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política.)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA