STF decide que servidores de estatais podem ser demitidos, mas com justificativa

Barroso afirma que funcionário precisa ser avisado sobre motivo de dispensa, que pode ser por baixo desempenho, não cumprimento de metas ou cortes de orçamento

O Liberal
fonte

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por maioria, nesta quinta-feira (8), que os servidores públicos de empresas estatais e sociedades de economia mista podem ser demitidos, desde que haja uma justificativa formal para a dispensa.

VEJA MAIS

image Reajuste no salário dos servidores será antecipado se houver 'excesso' na arrecadação, diz ministra
Entidades representantes trabalhadores da União querem um reajuste salarial de 34,32%, dividido em 3 parcelas, mas governo propôs um reajuste de 9%, dividido em duas parcelas de 4,5% em 2025 e 2026

image Mais de 200 novos servidores são nomeados no Pará
Secretarias e órgãos públicos de áreas de meio ambiente, saúde e da previdência e proteção social serão contemplados com as vagas

image Sindicato dos Funcionários do Banco Central se opõe à transformação em empresa pública
Mudança proposta pela PEC 65 pode, segundo os servidores, tirar estabilidade e promover supersalários para diretores

O julgamento teve início na quarta-feira (7) com o recurso apresentado por empregados do Banco do Brasil, demitidos em 1997 sem justa causa. Eles argumentaram que as empresas públicas devem seguir os princípios constitucionais da legalidade, moralidade e publicidade, o que implica na necessidade de motivar as demissões. A defesa do Banco do Brasil, por sua vez, alegou que a instituição atua em mercado econômico e segue as regras da iniciativa privada, não sendo obrigada a justificar as dispensas.

A decisão desta quinta-feira seguiu o argumento do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que defendeu o direito do empregado, mesmo contratado por concurso público, de ser informado sobre o motivo de sua dispensa, como baixo desempenho, não cumprimento de metas ou cortes de orçamento.

Os ministros Barroso, Cristiano Zanin, André Mendonça, Edson Fachin, Dias Toffoli e Cármen Lúcia votaram a favor da necessidade de justificativa para demissões em estatais e empresas de economia mista.

No entanto, o recurso dos ex-funcionários do Banco do Brasil foi negado, e a decisão de hoje será aplicada apenas a casos futuros.

Na sessão de quarta-feira (7), o relator do processo, Alexandre de Moraes, votou contra a obrigatoriedade de justificar as demissões em estatais e empresas de economia mista, argumentando que essas concorrem com o setor privado, que não possui essa obrigação. Seus votos foram acompanhados pelos ministros Nunes Marques e Gilmar Mendes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA