CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sessão remota na Câmara de Belém termina por falta de quórum

Mais de metade dos vereadores de Belém não registraram presença

Keila Ferreira

Apenas 14 dos 35 vereadores da Câmara Municipal de Belém registraram presença na sessão remota desta terça-feira (28). O presidente da casa, vereador Mauro Freitas (PSDB), observou que o plenário, geralmente, dá dez minutos de tolerância para que os parlamentares marquem presença. No entanto, às 9h32, ou seja, mais de meia hora depois do horário marcado para o início dos trabalhos, 21 vereadores ainda não haviam acessado o sistema da Câmara, implementado para ser usado durante o período de pandemia, em que as reuniões devem ser realizadas de maneira virtual. Por isso, o presidente precisou encerrar a sessão. Para haver quórum, são necessários 18 parlamentares. Uma nova reunião está prevista para esta quarta-feira (29). 

A última sessão virtual da Câmara Municipal de Belém foi no dia 15 de abril. Semana passada, o Poder Legislativo Municipal suspendeu o expediente interno. Diante de casos confirmados e suspeitos para Covid-19 entre funcionários, a presidência decidiu fazer a desinfecção do prédio e a pedido da empresa contratada foi expressamente proibida a presença de qualquer servidor nas dependências da CMB no período de 20 a 23 de abril. Por esse motivo, não foi possível realizar o "Plenário Virtual". 

Desde então, a casa sofreu a perda de dois servidores, que morreram de covid-19. José Domingos da Silva Junior era funcionário desde 1987 e estava lotado no setor de arquivo da Câmara Municipal de Belém. Izaias Wariss de Aguiar era funcionário do Serviço de Manutenção de Apoio da casa.

Entre os vereadores, há confirmação pela casa de que seis foram infectados com o novo coronavírus: Sargento Silvano (PSD), John Wayne (MDB), Neném Albuquerque (MDB), Zeca Pirão (MDB), José Dinely (PSC) e Bieco (PL). 

A falta de quórum era um problema que se repetia várias vezes na Câmara Municipal de Belém durante as sessões ordinárias presenciais, antes da pandemia pelo novo coronavírus. Inclusive, era motivo de reclamação dos próprios vereadores que compareciam à casa, uma vez que a apreciação de matérias não avançava por falta de parlamentares suficientes. São necessários pelos menos 18 vereadores para votação de projetos. 

Registraram presença na sessão desta terça-feira os vereadores Mauro Freitas (PSDB), Marciel Manão (Patriota), Wilson Neto (PV), Igor Andrade (SD), Paulo Queiroz (MDB), Professora Elias (Podemos), Toré Lima (Republicanos), Nehmias Valentim (PSDB), Rildo Pessoa (PTB), Fernando Carneiro (PSOL), Moa Moraes (PSDB), enfermeira Nazaré (PSOL), Nilda Paula (PSD) e Dr. Elenilson (Avante).

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA