CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Senado aprova intervenção federal na segurança do DF; texto já passou pela Câmara

Com a medida, o governo federal passa a ser responsável pela segurança pública do Distrito Federal

O Liberal

Nesta terça-feira (10), o Senado se reúne para votar, de forma simbólica, o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a intervenção federal na segurança do Distrito Federal (DF). A medida foi tomada pelo petista ainda no domingo (8), durante os ataques terroristas de apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e já está em vigor, mas precisava ser ratificada pelo Congresso Nacional.

VEJA MAIS:

image 'Quero fazer parte da comissão de investigação', diz Flávio Bolsonaro sobre atos radicais; vídeo
A motivação do parlamentar é impedir que a situação seja usada como o que ele chama de palanque eleitoral

image Paraense Zequinha Marinho está entre os dez senadores que votaram contra a intervenção
Em nota, Zequinha explicou o motivo por ter sido contra a intervenção e indagou: "Por que só um tem que ter o mandato suspenso? Não posso ser injusto, temos que dividir essa culpa com todos responsáveis”

​Embora tenha sido aprovado o decreto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, registrou oito votos contrários à medida: senadores Zequinha Marinho (PL), Flávio Bolsonaro (PL), Carlos Portinho (PL), Carlos Viana (PL), Luís Carlos Heinze (PP), Eduardo Girão (Podemos), Styvenson Valentim (Podemos) e Plínio Valério (PSDB).

Ainda na noite desta segunda-feira (9), a Câmara dos Deputados aprovou o texto, em votação simbólica. Com a intervenção, o governo federal passa a ser responsável pela segurança pública do DF. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, foi nomeado interventor. Na prática, ele agora exerce a função que é do secretário de segurança pública. As informações são do G1.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA