MENU

BUSCA

Senado aprova renovação das barreiras sanitárias em áreas indígenas para evitar a covid-19

Contenções devem ser compostas prioritariamente por servidores públicos federais ou por militares

O Liberal

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (11), estender o período de manutenção de barreiras sanitárias para tentar evitar a disseminação da covid-19 em áreas indígenas. As regras estão previstas na Medida Provisória (MP) 1121/2022, que garantem as medidas protetivas até o final do ano. A matéria vai à promulgação presidencial.

O Congresso Nacional tinha até o dia 17 deste mês para aprovar a proposta antes de a MP perder a validade. Segundo o relator da medida, o líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PA), era urgente garantir que as medidas protetivas fossem prorrogadas para proteger a vida dos povos tradicionais.

VEJA MAIS

Piso salarial da enfermagem: Senado aprova liberação de fundos para financiar pagamento
O texto segue agora para votação na Câmara dos Deputados

Senado aprova piso salarial de R$ 4,8 mil para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
O PL segue para análise da Câmara dos Deputados

Senado aprova projeto que obriga planos a cobrir tratamentos fora do rol da ANS
Lei afeta os cerca de 49 milhões de brasileiros que contam com planos de assistência médica

"Retirar essas barreiras, hoje, seria de uma irresponsabilidade enorme. Durante a CPI da covid, o PT apresentou uma série de requerimentos de informação ao Executivo, cobrando com veemência a efetivação do trabalho nas barreiras sanitárias. E elas devem continuar até o final do ano. Não só para conter a mortandade em função da covid e outras doenças, mas para impedir as reiteradas invasões de terras indígenas por garimpeiro, madeireiros e grileiros", apontou o senador.

Reedição de medidas já adotadas

A MP, na prática, reedita as medidas que vêm sendo adotadas desde outubro de 2020, quando o Congresso Nacional, o Ministério Público Federal (MPF), entidades indígenas e o Partido dos Trabalhadores cobraram o Governo Federal para que controlasse o trânsito de pessoas e de mercadorias nessas localidades.

Saldo de telefonia não utilizado será acumulado pelo usuário para meses seguintes, aprova Senado
Relator afirma que quando clientes extrapolam limites, precisam pagar por pacotes adicionais, mas quando não usam, perdem o direito

Concursos Públicos: Câmara aprova projeto que autoriza prova à distância
Após a aprovação, o texto retorna ao Senado, onde já foi aprovado, para nova análise

Senado aprova redução na idade mínima e dispensa autorização do cônjuge para laqueadura e vasectomia
O projeto aprovado permite que mulheres e homens possam realizar os procedimentos aos 21 anos, revogando a legislação atual, que define a idade mínima a partir de 25 anos

Segundo o texto, as barreiras sanitárias devem ser compostas prioritariamente por servidores públicos federais ou por militares e, eventualmente, por servidores públicos e militares de estados, Distrito Federal ou municípios requisitados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública.

As barreiras sanitárias poderão ser instaladas até 31 de dezembro deste ano e a Funai será responsável pelo planejamento e pela operacionalização dessas ações.

Política