CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Piso salarial da enfermagem: Senado aprova liberação de fundos para financiar pagamento

O texto segue agora para votação na Câmara dos Deputados

O Liberal
fonte

O projeto de lei que prorroga a liberação de recursos dos fundos estaduais e municipais de saúde e assistência social (PLP 44/2022) foi aprovado, nesta terça-feira (4), pelo plenário do Senado. A proposta é apresentada como uma alternativa para financiar o piso nacional da enfermagem, aprovado pelo Congresso, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, mas suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“São recursos que já estão nos estados e municípios, e nós vamos apenas permitir que eles possam ter outra destinação, diferente daquela para a qual foram transferidas pelo governo federal, para que os entes subnacionais possam ter um reforço de caixa para fazer face a esse aumento de despesa que nós reconhecemos”, declarou o relator da matéria, senador Marcelo Castro (MDB-PI).

O texto aprovado pelos senadores atualiza duas leis que autorizaram a transposição de saldos financeiros ociosos dos fundos, permitindo assim que as verbas sejam usadas dentro das áreas de saúde e assistência para finalidades diferentes das originais. Inicialmente, esses recursos haviam sido disponibilizados para o combate à covid-19 nos estados e municípios. A autorização será válida até o final de 2023.

VEJA MAIS

image Profissionais de enfermagem protestam por piso salarial em Belém
Categoria é contra decisão de ministro do STF, que suspendeu lei que criou o piso salarial da profissão

image Piso salarial para enfermeiros: 2.500 podem ser demitidos no Pará, dizem hospitais
Levantamento contou com a participação de 62 estabelecimentos de saúde no estado

A expectativa é de que a prorrogação das transposições financeiras disponibilize imediatamente R$ 4 bilhões para os estados e municípios. Segundo Castro, a medida é apenas temporária, para permitir que os entes se planejem para assumirem o pagamento do piso com recursos próprios no futuro. Ele observou que o Congresso precisa deliberar também sobre saídas para ajudar o cumprimento do piso no setor privado e nos hospitais filantrópicos e santas casas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA