Projeto que exige informações em braile nas prateleiras é analisado por deputados no Congresso

Proposta dispensa pequenas e microempresas se oferecerem funcionários capacitados para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão

O Liberal
fonte

Farmácias, padarias, supermercados e estabelecimentos similares podem ser obrigados a incluir informações em braile nas prateleiras de produtos para auxiliar pessoas cegas ou com baixa visão, caso o projeto de lei 5755/23 seja aprovado. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

VEJA MAIS

image Governo do Pará solicita a adequação de placas instaladas na avenida Visconde de Souza Franco
As instalações dificultam a acessibilidade, sobretudo de pessoas com deficiência - afirma a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh)

image Dia Mundial do Braille: Bibliotecas garantem acessibilidade para pessoas com deficiência visual
Acervo em Braille estão disponíveis na Biblioteca Pública Arthur Vianna e no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) em Belém

De acordo com o texto, os estabelecimentos também devem ter funcionários capacitados para acompanhar e auxiliar pessoas com deficiência visual. As informações em braile nas prateleiras podem ser dispensadas para pequenas e microempresas que disponibilizarem funcionário habilitado para o atendimento aos clientes que possuem deficiência visual sempre que solicitado. 

“A fixação em braile das informações contidas nas gondolas comerciais é um ato de cidadania e respeito, uma vez que frequentar tais estabelecimentos é uma atividade indispensável na vida humana”, argumenta o autor do projeto, deputado Marcos Tavares (PDT-RJ).

Braile é um sistema de escrita tátil usado por pessoas cegas ou com baixa visão.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA