Projeto prevê multa para quem adquirir, guardar ou transportar drogas no Pará; entenda

Proposta foi apresentada pelo deputado Rogério Barra, no último dia 17 de janeiro

O Liberal
fonte

Um Projeto de Lei apresentado nesta semana, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, prevê sanção administrativa, com multa de até dois salários mínimos (R$ 2.824 no total), para quem adquirir, guardar ou transportar drogas no Pará. Protocolada pelo deputado Rogério Barra (PL) na última quarta-feira (17), a proposta seguirá para análise das comissões de Constituição e Justiça e de Segurança Pública, antes da votação no plenário. 

Conforme o artigo 2 do projeto, será multada a pessoa física que "adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas ou substâncias de uso proscrito definido pela autoridade sanitária brasileira no âmbito do Estado do Pará”. A Polícia Militar ficará responsável pela aplicação da sanção.

VEJA MAIS

image Policial rodoviário federal é preso transportando grande quantidade de cocaína e crack
Suspeitos estavam num carro sobre o guincho e tentaram se esconder da polícia se abaixando

image Casal é preso suspeito de tráfico de drogas, em Castanhal
O caso ocorreu na manhã de quarta-feira (17)

Ainda pelo texto do projeto em tramitação na Alepa, o valor arrecadado com as multas poderá ser repassado a programas que auxiliem na prevenção e conscientização contra o uso de drogas.

image Proposta foi apresentada pelo deputado Rogério Barra (Neth Vilhena)

Na justificativa que acompanha a proposta, o deputado Rogério Barra, que também é presidente da Comissão de Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa, cita o Relatório Mundial sobre Drogas (2023) das Nações Unidas, que alertou para a contínua expansão dos mercados de drogas ilícitas, que agrava as crises globais convergentes e desafia os serviços de saúde e as respostas de aplicação da lei. 

image Luís Roberto Barroso diz em Davos que o Brasil corre risco de perder a soberania da Amazônia
Presidente do STF destaca que a região amazônica tornou-se relevante no tráfico internacional de drogas, com municípios situados em rotas usadas pelos traficantes

image Homem é preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas em Igarapé-Miri
Sujeito teria confessado a prática criminosa

"Assim, é fato notório e incontroverso o crescimento dos índices de consumo de drogas em todo o mundo, que extrapola questões individuais e se constitui como um grave problema de ordem pública, com reflexos diretos e indiretos em diversos segmentos das sociedades, em especial, saúde, educação, segurança pública e assistência social. Trata-se de uma problemática sensível que irradia as suas consequências para as mais variadas esferas sociais", diz Barra. 

Pelo PL apresentado, o não pagamento da multa vai gerar a inscrição do transgressor na dívida ativa. Caso o infrator não tenha condições de arcar com a multa, ela pode ser revertida em prestação de serviços de caráter social ou comunitário junto à órgãos públicos ou entidades privadas que prestam serviços sociais.

image Operador logístico do tráfico internacional de drogas é preso no bairro do Tapanã
Só no Paraguai, o homem capturado tem sete mandados de prisão preventiva expedidos pelas suspeitas de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

image Mulher é presa por extorsão mediante sequestro e tráfico de drogas, em Ananindeua
A prisão em flagrante ocorreu na tarde de quinta-feira (11)

Em caso de reincidência, o projeto prevê multa administrativa no importe dobrado aquele estabelecido e assim sucessivamente até no máximo de cinco vezes. "A pretensão é, deste modo, que o Projeto de Lei em comento seja uma medida socialmente adequada e constitucional em todos os aspectos formal e material, visto que a matéria em questão é pertinente à saúde, considerando-se, ainda, que, de forma geral, ao Estado cumpre assegurar o bem estar social, garantindo o pleno acesso aos bens e aos serviços essenciais ao desenvolvimento individual e coletivo", justificou Rogério Barra. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA