Prefeito de Breves pede universidade e área de livre comércio no Marajó durante visita de Lula

Pedidos foram feitos durante a agenda do presidente no arquipélago do Marajó, nesta quinta-feira (2)

O Liberal

Durante a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no arquipélago do Marajó, nesta quinta-feira (2), o prefeito de Breves, Xarão Leão, destacou o apoio da região ao governo e apresentou dois pedidos considerados estratégicos para o desenvolvimento local: a criação da Universidade Federal do Marajó e a implantação da Área de Livre Comércio do Marajó.

“O Marajó ama o Lula e vai continuar com Lula. Estamos juntos nessa caminhada para a educação na ilha”, afirmou o gestor após a inauguração da creche Prof. Afonso Brito, em Breves, obra que ficou paralisada por anos e foi retomada pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Xarão ressaltou a importância de ampliar as oportunidades de formação superior para os jovens marajoaras. Segundo ele, já tramitam no Congresso dois projetos de lei que propõem a criação da universidade federal específica para a região.

Outro pleito foi a criação da área de livre comércio, proposta em projeto de lei apresentado pela deputada federal Elcione Barbalho (MDB-PA). A medida, argumenta o prefeito, poderia fortalecer a economia marajoara, garantindo incentivos fiscais semelhantes aos concedidos ao Amapá.

VEJA MAIS

image Lula no Marajó: veja todos os destaques da visita do presidente ao arquipélago nesta quinta (2)
Além de inaugurar obras educacionais, manifestou apoio à criação de uma universidade e à ampliação do fornecimento de energia elétrica na região

image 'Se preparem para lutar porque vamos derrotar vocês outra vez', diz Lula sobre Eleições 2026
Nesta quinta, Lula inaugurou uma creche em Breves (PA) cuja obra, segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom)

image No Pará, Lula afirma sobre a COP 30: ‘Não vou para hotel, vou dormir num barco’
Durante agenda no Marajó, o presidente Lula falou sobre a realização do evento em Belém, em novembro

“Precisamos verticalizar nossa produção de matérias-primas, principalmente o açaí, que é o nosso principal produto. Hoje enfrentamos uma concorrência desigual, porque o Amapá já conta com benefícios fiscais do governo federal”, disse Xarão.

A declaração foi feita durante o ato de inauguração e entrega de obras educacionais no município, que contou com a presença do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana. A agenda do governo federal no Marajó faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, programa que busca concluir empreendimentos paralisados e ampliar a infraestrutura de ensino em todo o país.

Após os compromissos no Marajó, Lula segue para Belém, onde cumpre agendas relacionadas às obras de preparação da cidade para sediar a COP 30, em novembro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA