CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Placar é de 5 a 2 para confirmar Hauly na vaga de Deltan na Câmara

Faltam três votos de ministros do Supremo

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (9), o Supremo Tribunal Federal (STF) registrou o placar de 5 votos a 2 para confirmar que a vaga do ex-deputado Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados será ocupada por Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), suplente da legenda. O julgamento vai até as 23h59. Faltam os votos de três ministros.

A Corte está decidindo se mantém a liminar do ministro Dias Toffoli, que, na quarta-feira (7), aceitou recurso protocolado pelo Podemos para derrubar a recontagem de votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato de Deltan.

VEJA MAIS

image STF julga decisão que define provisoriamente suplente de Dallagnol; três votaram a favor de Hauly
Os ministros do STF podem depositar voto até o final do dia

image STF aceita mais 70 denúncias por atos de 8 de janeiro; 1.175 investigados já se tornaram réus
Ao todo, a Procuradoria Geral da República apresentou 1.390 denúncias contra envolvidos dos atos. Dessas, 145 ainda precisam ser analisadas pelos ministros

image Indígenas relatam angústia após STF adiar julgamento do Marco Temporal; ruralistas retomam esperança
Processo foi suspenso após pedido de vista do ministro André Mendonça, sob justificativa de maior reflexão da matéria

O ministro Dias Toffoli, que é relator do caso, decidiu na liminar que a vaga do ex-procurador da Operação Lava Jato ficará com Hauly, e não com o candidato Itamar Paim (PL-PR), que chegou a ser declarado pelo TRE como substituto de Deltan.

Toffoli deu razão ao Podemos e entendeu que a vaga deve ficar com o suplente do partido, que foi preterido pelo TRE por não ter conseguido mínimo de 10% do quociente eleitoral do estado, estimado em 20 mil votos.

Conforme o entendimento, Hauly, que obteve 11 mil votos no pleito de 2022, deve ser empossado porque não é necessário obter mínimo de votos para ficar com vaga de Dallagnol.

O caso é analisado definitivamente pelo plenário virtual da Corte, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Sobre a votação

Além de Toffoli, os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, André Mendonça, Cármen Lúcia também votaram para confirmar Hauly como substituto do ex-deputado.

Edson Fachin e Luiz Fux divergiram e entenderam que a vaga deve ficar com o PL.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA