CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PL e PT recorrem da decisão do TRE que livrou Moro da cassação do mandato; TSE deve analisar o caso

Pelo placar de 5 a 2, o TRE do Paraná absolveu Sérgio Moro da acusação de abuso do poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022, mantendo o mandato do senador

O Liberal
fonte

Os processos que pedem a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil / PR) devem ser analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta segunda-feira, PL e PT recorreram da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que com o placar de 5 a 2 absolveu o ex-juiz da acusação de abuso do poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022, mantendo o mandato do senador, em julgamento encerrado no dia 9 de abril. 

No recurso, o PL argumenta que Moro e os suplentes foram favorecidos "pelo derrame de recursos financeiros em fase prematura do calendário eleitoral" e que os excessos "macularam o resultado das eleições". Para o partido, há "fortes indícios" da prática de corrupção, caixa dois e triangulação de recursos. 

O PT também aponta um desequilíbrio na disputa pelos gastos de campanha e afirma ser "evidente" que os demais pré-candidatos ao Senado do Paraná não dispuseram de tantos recursos quanto Moro, nem tinham a mesma estrutura de pessoal e marketing digital. “Superar ou ignorar tamanho abuso seria medida de conivência com a ilegalidade e aceitar que no período de pré-campanha impera o ‘vale-tudo’ eleitoral”, alega o partido.

VEJA MAIS

image ‘Julgamento impecável’, diz Moro após decisão do TRE-PR contra a cassação do mandato por 5 a 2
Cinco desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná julgaram improcedentes as ações contra Moro

image TRE do Paraná forma maioria contra cassação de Sergio Moro
Ações estão sendo analisadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

Os recursos serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que deve abrir prazo para a defesa, antes de enviar o caso para julgamento no TSE.

Entenda as acusações

Após as eleições de 2022, o Partido Liberal (PL) e a Federação Brasil da Esperança - FÉ BRASIL (PT/PCDOB/PV) ajuizaram Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) acusando o senador Sérgio Moro de suposto abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral daquele ano. 

image TRE do Paraná descarta afastamento de juíza que aparece em foto com Moro; entenda
Cláudia Cristofani será a terceira a votar no julgamento das ações que pedem cassação do senador. Ela pediu vista do processo na última quarta-feira (3)

image Com placar de 1 a 1, julgamento que pode cassar mandato de Moro é interrompido após pedido de vista
Relator votou contra a perda do mandato, mas segundo juiz a votar abriu divergência. Desembargadora Claudia Cristina Cristofani fez um novo pedido de vista

Para os partidos, Moro teria usufruído de estrutura e exposição de pré-campanha presidencial para, depois, migrar para uma disputa ao Senado “de menor visibilidade, menor circunscrição e teto de gastos vinte vezes menor carregando consigo todas as vantagens e benefícios acumulados indevidamente", diz uma das ações.

A mudança teria, no entendimento dos autores dos processos, causado desequilíbrio na disputa ao cargo de senador.   

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA