CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PGR afirma que imunidade parlamentar protege Nikolas Ferreira por falas transfóbicas no Câmara

Parlamentar fez declarações consideradas transfóbicas, no Dia Internacional da Mulher, usando uma peruca

O Liberal
fonte

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a abertura de um inquérito contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por falas consideradas transfóbicas, feitas no Dia Internacional da Mulher deste ano. O parecer foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (26). No documento, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que as declarações estão protegidas pela imunidade parlamentar.

O caso chegou ao Supremo após associações representativas da população LGBTQIA+ e 14 parlamentares acusarem o deputado de ter cometido crime de transfobia em discurso proferido da tribuna da Câmara no Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março, Nikolas vestiu uma peruca amarela e disse que “se sentia uma mulher” e que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. Ele chegou a se chamar de "Nicole". As informações são da Agência Brasil.

VEJA MAIS

image PGR pede inquérito para investigar Google e Telegram após campanha contra PL das Fake News
Pedido foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ser analisado pelo ministro Alexandre de Moraes

image STF forma maioria para tornar réus mais 250 acusados de ataques em 8 de janeiro
Os julgamentos estão sendo feitos por partes devido ao grande número de denunciados pela PGR. No total, são 1.390.

image Ministra Cármen Lúcia dá 15 dias para Moro explicar falas contra Gilmar Mendes
Moro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no dia 17 de abril.

“Em outras palavras, em decorrência da imunidade parlamentar, as declarações proferidas pelo congressista – feitas no recinto parlamentar e relacionadas ao exercício do cargo eletivo exercido pelo congressista – estão cobertas pela imunidade prevista no artigo 53, caput, da Constituição Federal”, afirmou a vice-procuradora.

Após o episódio, pelas redes sociais, Nikolas Ferreira negou que sua fala tenha sido transfóbica. “Defendi o direito das mulheres de não perderem seu espaço nos esportes para trans - visto a diferença biológica - e de não ter um homem no banheiro feminino. Não há transfobia em minha fala. Elucidei o exemplo com uma peruca (chocante). O que passar disso é histeria e narrativa”, concluiu.

Para entidades e parlamentares, a fala do deputado promoveu discurso de ódio por associar uma mulher transexual a “uma ameaça que precisa ser combatida, uma alusão a um suposto perigo que não existe”. Outro argumento é que o parlamentar publicou o vídeo do discurso em suas redes sociais, com a inclusão de fotos de mulheres trans, o que foge à imunidade parlamentar.

As ações são relatadas pelo ministro André Mendonça. Não há data para o julgamento definitivo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA