CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PGR pede inquérito para investigar Google e Telegram após campanha contra PL das Fake News

Pedido foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ser analisado pelo ministro Alexandre de Moraes

O Liberal
fonte

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de inquérito para investigar diretores do Google e do Telegram no Brasil após as duas empresas terem realizado campanha contra o projeto de lei 2.630 de 2020, o chamado PL das fake news. O caso, que está sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, que nesta quarta-feira (10) mandou o Telegram apagar as mensagens contra o projeto disparadas aos seus usuários. Sob a ameaça de ser suspenso no Brasil, o aplicativo acabou atendendo a determinação. 

"O cenário fático narrado aponta para a existência de elementos de informações mínimos da prática de conduta delituosa que fundamentam a possibilidade de instauração de procedimento de investigação sob a supervisão do Supremo Tribunal Federal, a exemplo do que ocorre em caso similar sob apuração desta Corte no Inquérito n. 4.874 [mílicia digital contra instituições]", escreveu a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, no pedido. 

VEJA MAIS

image Câmara adia votação de urgência de proposta 'fatiada' do PL das Fake News
Presidente em exercício da Casa, Marcos Pereira, decidiu esperar a volta de Arthur Lira, em agenda oficial nos EUA 

image Telegram cumpre determinação de Moraes sobre PL das Fake News para não ser suspenso
De acordo com a determinação do ministro, caso não removesse as críticas ao projeto, o aplicativo seria suspenso em todo país por 72 horas, com multa horária de R$ 500 mil.

image Moraes manda Telegram apagar mensagem contra PL das Fake News e ameaça suspender app
Conforme determinação do ministro do STF, plataforma deve enviar aos usuários uma outra mensagem, informando que a anterior caracteriza "ilícita desinformação"

image Telegram solta bombardeio no PL das Fake News

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, já havia acionado a PGR com uma notícia-crime afirmando que as duas empresas têm realizado "contundente e abusiva ação" contra a aprovação do PL. Para a Câmara, Google e Telegram têm incentivado os usuários a pressionarem os congressistas. A casa legislativa alega que a campanha de desinformação com a replicação em massa de mensagens causou uma sobrecarga considerável nos serviços de TI da Câmara, provocando instabilidade no portal e nos principais sistemas de apoio aos trabalhos legislativos, o que afetou os trabalhos.

A Câmara também considera que a ação das empresas pode configurar crimes contra as instituições democráticas, crimes contra a ordem consumerista e crimes contra a economia e as relações de consumo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA