CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pesquisa mostra que 65% dos advogados do Pará estão em Belém e apenas 34% no interior do Estado

O total de profissionais no Pará é de 23.126, sendo 15.126 na capital e 8 mil distribuídos nos demais 143 municípios paraenses

Daleth Oliveira

Dados do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) apontam que 65,4% dos advogados do Pará estão inscritos em Belém, enquanto 34,59% estão no interior. O estado está na contramão dos números registrados no País. O levantamento revela que 50,4% dos advogados do Brasil estão no interior dos estados, enquanto 49,6% estão nas capitais.

Ao todo, o País tem 1,3 milhão de profissionais registrados. O total de advogados no Pará é de 23.126, sendo 15.126 em Belém e 8 mil distribuídos nos demais 143 municípios paraenses.

O estudo foi feito em razão do Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, projeto atual da entidade, que busca efetivar políticas voltadas à advocacia das cidades mais distantes das capitais, promovendo inaugurações de salas coworking, revitalização de subseções, cursos e treinamentos e visitas institucionais, com foco em fornecer mais estrutura para o atendimento aos cidadãos das pequenas localidades.

Para o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, a política de interiorização dos estados é importante para conectar toda a advocacia. “Interiorizar é levar dignidade ao profissional do interior. É fazer valer a premissa de que não há advogados de primeira e de segunda classes no Brasil. Vamos desencastelar o Conselho Federal da OAB e levá-lo a cada canto do país onde houver um advogado ou uma advogada atuando”, afirma.

Simonetti diz ainda que para a interiorização ser eficaz, é vital fornecer uma boa estrutura de trabalho para o advogado. “Temos de levar a sensação de dignidade aos colegas da advocacia, desde os grandes centros até aos mais longínquos municípios. Que a advocacia tenha a dignidade de ter espaço e uma estrutura para desenvolver seu trabalho”, completa.

O coordenador nacional de Interiorização da OAB, João de Deus Quirino Filho, também concorda com a posição. “Não há e nem deve haver diferenciação do colega que milita no interior com aquele que atua na capital. Com o auxílio dos 27 coordenadores seccionais, vamos colher o máximo possível de informações sobre a realidade da advocacia nos rincões e interiores para agirmos de modo efetivo. E toda a estrutura funcional e orgânica da OAB está irmanada conosco nesse projeto”, destaca. 

Plano nacional

Com o objetivo de unir toda a advocacia, o Conselho Federal da OAB deu início ao Plano Nacional de Interiorização, iniciativa que possibilita a aproximação dos advogados que residem distante das capitais a terem uma melhor infraestrutura de trabalho, além de levar mais informação e dignidade. O Plano de Interiorização é uma bandeira defendida pela gestão atual e vem sendo discutida em vários ambientes da OAB.

Entre os estados com maior número de advogados inscritos no interior estão Santa Catarina (75,38%), Minas Gerais (65,86%), Rio de Janeiro (60,06%), Rio Grande do Sul (58,71%), Paraná (58,63%) e São Paulo (57%). A região Norte tem as unidades da Federação com a maior concentração de advogados inscritos nas capitais: Roraima (98,71% em Boa Vista), Acre (89,7% em Rio Branco) e Amapá (89,47% em Macapá).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA