Paciente com câncer há 13 anos tem remissão completa em SP em um mês após terapia em estudo

Terapia combate a doença com células de defesa do paciente modificadas em laboratório

O Liberal
fonte

Universidade de São Paulo (USP) adotou um protocolo, em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto, em São Paulo, que traz à rede pública de saúde uma técnica considerada revolucionária no combate ao câncer, utilizada em poucos países.

De acordo com a USP, até agora, 14 pacientes foram tratados com o CAR-T Cell com verbas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todos os pacientes tratados tiveram remissão de ao menos 60% dos tumores. A recuperação foi no Sistema Único de Saúde (SUS).

O que é a Car-T Cel, a terapia celular

Entre os 14 pacientes em tratamento pela Car-T Cel, um deles é Paulo Peregrino, de 61 anos. Há 13 anos, ele lutava contra o câncer e estava prestes a receber cuidados paliativos quando foi submetido ao tratamento em abril e, em apenas um mês, teve remissão completa do seu linfoma.

VEJA MAIS

image Na luta contra o câncer, Simony anuncia nova internação e tratamento mais 'pesadinho'
A cantora teve diagnóstico de câncer intestinal em agosto do ano passado

image Filho faz doação e salva mãe depois de nove anos de luta contra o câncer
“Ele nasceu de mim, eu renasci dele”, diz a mãe após receber medula do filho

image Hospital Bettina Ferro oferece diagnósticos de câncer de boca e da garganta em Belém; saiba mais
A ação, que faz parte de uma campanha nacional, começou em abril deste ano e se estende até julho

No segundo semestre, 75 pacientes devem ser tratados com o CAR-T Cell com verba pública após autorização da Anvisa para o estudo clínico. Atualmente, o tratamento só existe na rede privada brasileira, ao custo de ao menos R$ 2 milhões por pessoa.

O método tem como alvo três tipos de cânceres: leucemia linfoblástica B, linfoma não Hodgkin de células B e mieloma múltiplo, que atinge a medula óssea. O tratamento contra mieloma múltiplo ainda não está disponível no país. 

Tratamento pelo SUS em breve

Coordenador do Centro de Terapia Celular CEPID-USP e do Núcleo de Terapia Celular do Hemocentro de Ribeirão Preto, Dimas Covas, que desenvolveu a versão brasileira dessa tecnologia afirma que por causa do alto custo, este tratamento não é acessível em grande parte dos países do mundo.

"O Brasil, por outro lado, encontra-se em uma posição privilegiada e tem a rara oportunidade de introduzir este tratamento no SUS em curto período de tempo", diz Dimas Covas.

Paulo Peregrino é o caso mais recente de remissão completa em curto período de tempo do grupo de estudos com os 14 pacientes do Centro de Terapia Celular. Ele teve alta no domingo (28), depois de ficar sob cuidados médicos no Hospital das Clínicas da cidade de São Paulo.

Vanderson Rocha, professor de hematologia, hemoterapia e terapia celular da Faculdade de Medicina da USP e coordenador nacional de terapia celular da rede D’Or, está à frente do caso de Paulo. “Foi uma resposta muito rápida e com tanto tumor. Fico até emocionado [ao ver as duas ressonâncias de Paulo]”, disse Rocha.

image Ferramenta que usa inteligência artificial ajuda a diagnosticar câncer de fígado
Ferramenta criada no Hospital das Clínicas de São Paulo seleciona exames de tomografia de casos graves de cirrose e tumores hepáticos.

image Atriz Samantha Weinstein, de 'Carrie, a Estranha', morre aos 28 anos após câncer de ovário
Desde o diagnóstico da doença, Samantha decidiu aproveitar a vida ao máximo e realizou viagens pelo mundo. A atriz veio a óbito em um hospital em Toronto, no Canadá

"Fiquei muito surpreso de ver a resposta, porque a gente tem que esperar pelo menos um mês depois da infusão da célula. Quando a gente viu, todo mundo vibrou. Coloquei no grupo de professores titulares da USP e todo mundo impressionado de ver a resposta que ele teve”, comemorou o especialista.

Entre os outros 13 pacientes tratados como Paulo, 69% tiveram remissão completa em 30 dias. O primeiro paciente tratado com a técnica na rede pública do Brasil teve resultados parecidos com os de Paulo, mas morreu por um acidente doméstico em casa.

Posicionamento da Anvisa

"A Anvisa recebeu proposta de ensaio clínico conduzida pelo CEPID-FAPESP-USP e este pedido está em análise pela Anvisa. O pedido faz parte de um projeto-piloto em que a Anvisa, selecionou o Centro de Terapia Celular (CEPID-FAPESP-USP) de Ribeirão Preto para colaboração no desenvolvimento de produtos de terapia avançada no Brasil. Assim, a Agência tem feito interlocução com a equipe de desenvolvimento do CEPID-FAPESP-USP para aprimorar o desenho do estudo. O CEPID-FAPESP-USP também estabeleceu um cronograma com a Anvisa para enviar informações sobre a possível fabricação do produto e os controles aplicáveis nos próximos meses. A Anvisa, por sua vez, tem dado prioridade a estas análises, proporcionando retorno rápido ao desenvolvedor, com o objetivo de priorizar a execução desse estudo no Brasil."

image Pacientes denunciam falta de medicação para tratamento contra o câncer
Em nota, o Hospital Ophir Loyola informou que possui cobertura contratual para o fornecimento do medicamento Bleomicina, “contudo o fornecedor não cumpriu com o prazo de entrega”

Como funciona a técnica

A produção da terapia tem início com a coleta dos linfócitos de defesa do tipo T do paciente, que são como "soldados" do sistema imunológico, e que são levados para o laboratório e modificados geneticamente.

Essas células são modificadas geneticamente para reconhecer o câncer, são multiplicadas em milhões e devolvidas ao paciente, onde circulam, encontram e matam o tumor sem afetar as células normais. As próprias células do paciente são "treinadas" para combater o câncer.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA