MPPA promove audiência pública para discutir impactos da mineração na zona rural de Marabá
Audiência também irá debater temas como políticas voltadas à proteção territorial e direitos humanos
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizará uma audiência pública para discutir os impactos da atividade mineradora em comunidades rurais de Marabá. O encontro está marcado para o dia 13 de março de 2026, das 8h30 às 13h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Virgem de Nazaré, localizada na Vila Nova Conquista, zona rural do município.
VEJA MAIS
A iniciativa integra procedimento administrativo instaurado para acompanhar e fiscalizar políticas públicas relacionadas aos efeitos da exploração mineral na Mina Salobo sobre comunidades do entorno. O objetivo é reunir relatos, demandas e sugestões de agricultores familiares, comunidades tradicionais, entidades de classe e gestores públicos que atuam na área conhecida como “Contestado”.
Durante a audiência, também serão debatidas políticas voltadas à proteção territorial, ordenamento fundiário, segurança jurídica, direitos humanos, infraestrutura e mitigação de impactos socioambientais, além de estratégias para prevenção e mediação de conflitos no campo.
O evento será aberto ao público, com possibilidade de manifestação oral ou por escrito, limitada a cinco minutos por participante, mediante inscrição realizada até 30 minutos após o início dos trabalhos. A ata da audiência será publicada em até 20 dias após a realização do encontro.
A sessão será presidida pela promotora de Justiça Alexssandra Muniz Mardegan, titular da 12ª Promotoria de Justiça Agrária de Marabá.
*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Gabi Gutierrez, coordenador do núcleo de Política e Economia
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA