MPPA celebra 133 anos com homenagens e compromisso com a Justiça
Procurador-geral de justiça, César Mattar Jr. destacou que 'a verdadeira missão do Ministério Público'

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) comemorou seus 133 anos em uma solenidade especial nesta quinta-feira (4), no auditório Nathanael Farias Leitão, em Belém. O evento, que contou com a presença de autoridades, membros, servidores e colaboradores, foi marcado pela entrega da Medalha de 133 anos do MPPA a 76 homenageados, reconhecendo seus serviços ao Ministério Público e à sociedade paraense.
Durante a cerimônia, o procurador-geral de justiça César Mattar Jr. destacou que “a verdadeira missão do Ministério Público é ser vetor para composição de litígios e, fundamentalmente, trazer alento e justiça às pessoas que depositam esperança em nossa instituição", afirmou o procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr.
VEJA MAIS
"Defesa dos direitos fundamentais"
A presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia dos Santos, também recebeu a honraria e ressaltou "a relevância do Ministério Público na defesa dos direitos fundamentais, na fiscalização dos poderes públicos e na promoção da cidadania é incontestável. No nosso Pará, essas obrigações e tarefas se tornam ainda mais desafiadoras, devido à vasta extensão territorial. Mesmo assim o ministério público sempre se manteve firme, demonstrando resiliência e determinação na promoção da Justiça, superando as adversidades com compromisso e dedicação”. E complementou: “Recebo esta medalha com imensa honra, uma vez que ela simboliza não apenas um reconhecimento individual, mas a valorização do compromisso coletivo com a justiça”.
O evento incluiu discursos emocionados, como o de Alexandre Tourinho, presidente da Associação do Ministério Público do Pará (Ampep), que destacou o comprometimento dos homenageados com a instituição e a sociedade paraense. Além disso, foi exibido um vídeo institucional que rememorou a trajetória do MPPA, desde sua origem em 1891 até os dias atuais, enfatizando a importância da instituição na história do estado.
A cerimônia foi encerrada com César Mattar Jr. homenageando Astrogilda das Graças do Amaral Lima, servidora prestes a se aposentar, reconhecendo sua contribuição ao longo dos anos.
O dispositivo de honra foi composto pelo procurador-geral de justiça, César Mattar Jr.; a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos; o comandante geral da Polícia Militar do Pará (PMPA), coronel PM José Dilson Melo de Souza Júnior; representando o Governo do Estado, o procurador-geral do Estado do Pará, Ricardo Nasser Sefer; o corregedor geral do MPPA, Sérgio Tibúrcio dos Santos; a procuradora de justiça e secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Maria Célia Filocreão Gonçalves; o decano do Colégio de Procuradores, Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves; representando a Prefeitura Municipal de Belém, o procurador-geral do município de Belém, Miguel Gustavo Carvalho Brasil Cunha; o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Pará (MPCPA), Stephenson Oliveira Victer; o presidente da Associação do Ministério Público do Pará (AMPEP), Alexandre Fonseca Tourinho; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá (MPT PA-AP), Rejane de Barros Meireles Alves.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA