Lula entra na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista 'Time'

Entre os nomes, também estão os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska

O Liberal
fonte

A revista "Time" colocou o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na lista das cem pessoas mais influentes do mundo no ano de 2023. Os nomes foram divulgados nesta quinta-feira (13). Anualmente, a publicação escolhe personalidades mundiais de diferentes setores que se destacaram de alguma forma - positiva ou negativamente - ao longo do ano. Cada personalidade escolhia é descrita em um texto por outra personalidade. 

image Ministra Anielle Franco está na lista de Mulheres do Ano da revista Time
irmã de Marielle Franco, vereador assassinada no Rio de Janeiro em 2018, Anielle está à frente da pasta da Igualdade Racial do governo Lula

image Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky é escolhido Pessoa do Ano de 2022 pela Time
Revista considera que o líder ucraniano inspirou os cidadãos de seu país e ganhou elogios globais por sua coragem em resistir à invasão da Rússia

image Iza é eleita pela revista 'Time' como uma das líderes da próxima geração
A Time destaca a trajetória da brasileira e como ela se tornou uma das importantes vozes contra o racismo no Brasil

No caso de Lula, o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, que também é ativista ambiental, aponta que o presidente brasileiro está em sintonia com o "florescimento" da ação climática neste ano e será "fundamental" nesta década decisiva para o clima. "Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo (...). Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade", diz o texto.

VEJA MAIS

image Presidente Lula, governador Helder e autoridades brasileiras visitam centro de pesquisa da Huawei
Eles estavam acompanhados de Liang Hua, CEO da Huawei

image Na China, Lula questiona dólar como moeda para comércio entre países do Brics
Para o petista, os países poderiam usar as próprias moedas nas relações comerciais

image Lula e Janja desembarcam na China e são recebidos por Dilma Rousseff, presidente do banco do Brics
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também estava na comitiva que acompanhou o presidente Lula

image Presidente Lula, governador Helder e outras autoridades embarcam para a China
Comitiva que acompanha o presidente é formada por ministros, parlamentares e governadores

"Depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões. O presidente Lula prometeu proteger a Amazônia, e já o fez antes – reduzindo o desmatamento em 72% em seu mandato anterior".

Essa não é a primeira vez que um presidente brasileiro aparece na lista dos mais influentes. Em 2011, a ex-presidente Dilma Rousseff foi uma das selecionadas. Dez anos depois, em 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi eleito a personalidade, sendo chamado de "líder controverso". "Recentemente, Bolsonaro esteve na mira da Suprema Corte brasileira que ordenou uma investigação sobre comentários falsos alegando ligação entre a vacina contra a Covid e a Aids", escreveu a "Time", à época.

A lista desse ano conta ainda com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, da Colômbia, Gustavo Petro, o chanceler alemão, Olaf Scholz, a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska, entre outros. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA