CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula anuncia segundo pacote pela igualdade racial com 13 ações estruturantes

Entre as ações estão titulações de territórios quilombolas, programas nacionais, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (20) o segundo pacote de iniciativas do governo voltado para a igualdade racial. As 13 ações estruturantes incluem titulações de territórios quilombolas, programas nacionais, bolsas de intercâmbio, acordos de cooperação, grupos de trabalho interministeriais e outras medidas com o objetivo de assegurar ou ampliar os direitos à vida, inclusão, memória, terra e reparação.

O anúncio ocorreu no Dia da Consciência Negra, e durante seu discurso, Lula afirmou que essas medidas representam o pagamento de uma "dívida histórica que a supremacia branca construiu nesse país desde que ele foi descoberto". O presidente prestou homenagem à deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), destacando o papel fundamental da população negra na construção da identidade nacional brasileira.

VEJA MAIS

image 'Resistência Negra': série documental apresenta a luta do povo negro no Brasil
Original Globoplay, a trama é dividida em cinco episódios e vai ao ar no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro

image Dia da Consciência Negra: protagonismo de mulheres negras reafirma empoderamento em Belém
Data celebrada nesta segunda (20) referenda a luta de cidadãos e cidadãs negros por respeito, igualdade e reconhecimento na sociedade

Ministra afirma que países que desenvolvem igualdade racial são mais desenvolvidos

A ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, ressaltou que um país que enfrenta o racismo e promove a igualdade racial é mais desenvolvido, justo e democrático. Ela destacou a importância de reconhecer e contar a história, elencando as ações do governo como fundamentais para enfrentar as raízes das desigualdades e da exclusão social.

O primeiro pacote pela igualdade racial foi apresentado em março, abordando a titulação de terras, a reserva de vagas para pessoas negras na administração pública, medidas para redução da letalidade da juventude negra e a criação de grupos interministeriais para elaboração de ações.

Cinco terras quilombolas são tituladas

Hoje, cinco terras quilombolas foram tituladas, incluindo duas federais. Além disso, o presidente Lula assinou o decreto que institui a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola, prevendo um investimento de mais de R$ 20 milhões para beneficiar as comunidades quilombolas certificadas.

Outras ações incluem o Programa Nacional de Ações Afirmativas, com investimento de R$ 9 milhões, e a criação do Grupo de Trabalho Interministerial de Comunicação Antirracista, visando promover uma comunicação mais inclusiva e respeitosa dentro da administração pública.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA