CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lei representa novo um marco no processo da defesa dos animais

Proposto pelo deputado Miro Sanova, Código Estadual de Proteção Animal (CEPA) trouxe regras específicas envolvendo tanto animais silvestres quanto domésticos

O Liberal
fonte

Sancionada pelo governo do Estado no último dia 14 de maio, a Lei n° 9.593, que instituiu o Código Estadual de Proteção Animal (CEPA), é apontada por protetores uma das maiores conquistas na luta pela defesa dos animais no Estado do Pará. A instituição do código, a partir de um projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Miro Sanova (PDT), estabelece um novo marco no processo da defesa da vida dos animais, tanto domésticos quanto silvestres.

O Código trata de forma ampla a proteção animal, tendo regras específicas para animais silvestres quanto à caça e à pesca; animais domésticos; controle de zoonoses; uso em tração e carga; transporte e abate de animais e outros. Normas foram sugeridas pelas instituições que participaram das discussões para a elaboração do código. 

Entre os vários artigos existentes no código, um deles, por exemplo, proíbe a soltura de fogos de artifícios com estampidos. A partir da legislação, também fica proibida a tração animal em zonas urbanas.

VEJA MAIS

image Anvisa proíbe venda de macarrão com substância de matou animais de estimação
Apenas produtos fabricados entre julho e agosto podem estar contaminados

image Seu pet comeu o que não devia? Saiba o que fazer no caso de ingestão de corpos estranhos
Muitos animais costumam comer tudo o que veem pela frente, mas esse hábito pode trazer riscos à saúde dos pets

image Balsa que transportava gado naufraga em Alenquer; 20 animais morreram afogados; vídeo
O naufrágio ocorreu sem vítimas humanas e sem poluição ambiental, no entanto, 20 cabeças de gado morreram no Lago Uruxi

image 230 baleias são encontradas encalhadas na Costa da Tasmânia; veja
Autoridades e a população local tentam salvar os animais

"A instituição do CEPA é de extrema relevância para o fortalecimento dos direitos dos animais, além de representar a maior conquista na história da luta pela defesa da vida dos animais no Estado do Pará, e que será o divisor de águas para mudarmos a atual realidade de violência cometidas contra os animais”, declarou o deputado Miro Sanova.

Cenário de violência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, só no Brasil, existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. Já segundo os estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 132,4 milhões de pets no Brasil, sendo a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais do mundo e o quarto maior país em população total de animais de estimação.

A alta criminalidade e os requintes de crueldade utilizados pelos sujeitos no cometimento de crimes que atentam contra a vida animal em todo o país, e particularmente em vários municípios paraenses, tem preocupado a população e as autoridades.

Pará na vanguarda em defesa dos animais

A sanção do código de proteção animal junta-se a outras leis já sancionadas de autoria do deputado Miro Sanova, entre elas, a que obriga a prestação de socorro imediato aos animais atropelados em vias públicas, a que obriga a comunicação de maus-tratos a animais em condomínios residenciais e conjuntos habitacionais e a que instituiu a semana estadual de proteção dos animais, em outubro.

Todas estão sendo consideradas pelas instituições e entidades representativas da causa como conquistas que colocam o Estado do Pará na posição de vanguarda no cenário nacional na defesa da causa animal.

Entraves

A nova lei n° 9.593, que instituiu o Código de Proteção aos Animais do Estado do Pará em maio deste ano estabeleceu entre outros aspectos relacionados a preservação da vida dos animais as proibições da soltura de fogos de artifícios com estampidos e tração animal em zonas urbanas.

Após pouco mais de quatro meses em vigor da nova lei n° 9.593, que instituiu o Código de Proteção aos Animais do Estado, ainda é possível verificar que, em relação aos fogos e a tração animal, as normas ainda não têm sido totalmente respeitada, apesar de alguns avanços. A base disso pode estar no desconhecimento por boa parte da população do Estado sobre a existência do código.

image (Edrick Reis / Divulgação / Ascom Miro Sanova)

Neste sentido, o deputado estadual Miro Sanova lançou no mês de maio deste ano campanha de conscientização sobre a aplicação do Código Estadual de Proteção Animal, criado a partir do Projeto de Lei de sua autoria, com o objetivo de informar a população sobre, principalmente, as proibições da soltura de fogos de artifícios com estampidos e tração animal nas zonas urbanas.

Veja mais: 

image Fogos de artifício com estampido ainda atormentam pets e preocupam tutores em Belém
Apesar do código que prevê mais qualidade de vida para os animais, tutores pedem por mais fiscalização

A campanha foi resultado do grande número de denúncias que o parlamentar recebeu sobre estes dois problemas, que sempre geram estresse e até a morte de animais.

Além da divulgação nas redes sociais, o deputado visitou instituições públicas das áreas de segurança e justiça, entidades sociais, de representação da causa animal e clubes de futebol para solicitar o apoio de todos para fazer valer o código.

A ideia foi de envolver o máximo de instituições ligadas a defesa dos animais que se juntaram nesta caminhada. Segundo Miro, o resultado e aceitação da campanha superaram as expectativas, recebendo muitas adesões. “O que prova que estamos no caminho certo para acabarmos definitivamente com os maus-tratos aos animais e respeitar seus direitos à vida”, ressaltou o parlamentar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA