CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

AO VIVO: Julgamento de Arthur Lira é retomado no STF; presidente da Câmara é acusado de corrupção

Pela denúncia, Arthur Lira teria recebido propinas em 2012 pela CBTU. Tudo começou a partir de uma delação do doleiro Alberto Youssef.

O Liberal
fonte

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu arquivar, na tarde desta terça-feira (6), a investigação que poderia tornar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), réu por corrupção passiva. O deputado federal contestou a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR). O relator é o ministro Dias Toffoli, que liberou o tema para análise na última quarta (31). Votaram pelo arquivamento todos os cinco ministros da Turma, que são André Mendonça, Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. O caso estava suspenso desde novembro de 2020.

Em outubro de 2019, a Primeira Turma do STF aceitou, parcialmente, a denúncia da PGR contra Lira. Ele era suspeito de receber, em 2012, propina paga por um dirigente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU). O presidente da Câmara nega as acusações. A denúncia usou informações da delação do doleiro Alberto Youssef. Foram apreendidos R$ 106 mil à época.

VEJA MAIS

image STF decide se Arthur Lira é réu por corrupção nesta terça-feira (6)
O presidente da Câmara é suspeito de receber propinas pagas pelo então presidente da CBTU em troca de conseguir apoio para continuar no cargo

image Lula tem reunião com Lira no Palácio da Alvorada após crise na articulação política
Encontro não constava na agenda oficial de ambos; governo sofreu inúmeras derrotas na Câmara nas últimas semanas

image 'O Congresso Nacional é conservador e liberal', afirma Arthur Lira, presidente da Câmara
Segundo Lira, o Congresso é "reformador e de posicionamentos próprios"

No julgamento, deverá ser analisado um novo parecer sobre o caso da PGR. O Ministério Público Federal (MPF), que inicialmente tinha apresentado a denúncia contra Arthur Lira, mudou o posicionamento e passou a defender o arquivamento. O argumento para a mudança de direção é de que não haveria provas além dos relatos das delações premiadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA