CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Integrantes da CPI da Covid reagem a pedidos de arquivamento de investigação

Relator afirma que ação da PGR foi 'blindagem às vésperas da eleição'

O Liberal
fonte

Para o senador licenciado Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, houve uma "blindagem às vésperas da eleição" com os pedidos de arquivamento, nesta segunda-feira (25), solicitados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. As informações são do G1 Brasília.

Sete das dez apurações preliminares sobre o presidente Jair Bolsonaro, ministros e ex-ministros do governo estarão arquivadas.

Renan Calheiros foi o responsável por elaborar o relatório final da CPI, aprovado pela comissão em outubro do ano passado. Para o emedebista, a medida tomada pela PGR "não surpreende ninguém".

VEJA MAIS

image CPI da Covid: PGR pede arquivamento de apurações contra Bolsonaro
Vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, desqualificou quase todas as acusações contra o Executivo

image CPI da Covid: Aras diz que faltam provas das irregularidades e senadores ameaçam com impeachment
O procurador-geral da República não encaminhou uma decisão sobre o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro e de outras autoridades denunciadas pela Comissão

"Depois de ilusionismos jurídicos por quase um ano, a PGR sugere engavetar as graves acusações contra Bolsonaro durante a pandemia. A blindagem, às vésperas da eleição, não surpreende ninguém", afirmou o parlamentar.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou que o pedido de arquivamento é um "desrespeito" à memória das vítimas.

"Sempre disse que a CPI não buscava vingança. Sei que o trabalho da comissão produziu resultados importantes. Garantimos vacinas nos braços dos brasileiros, lutamos pela vida e investigamos com muita seriedade absurdos cometidos pelo chefe do Executivo, ministros e assessores, num trabalho que se desenvolveu sob o olhar atento de milhões de cidadãos. A PGR precisa prestar satisfações à população. Esta decisão é uma vergonha para a instituição", afirmou, por meio de nota.

O vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), classificou os pedidos de arquivamento como um "insulto" às vítimas e disse que vai contestar no STF a decisão da Procuradoria-Geral da República de pedir o arquivamento.

"Isso é um insulto às quase 700 mil vítimas da covid-19 no país. Augusto Aras [procurador-geral da República], com este ato, se torna cúmplice dos crimes cometidos e rebaixa a PGR à condição de cabo eleitoral de Bolsonaro. Não aceitaremos e recorreremos, por todos os meios, desta decisão", escreveu em uma rede social.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA