CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CPI da Covid: Aras diz que faltam provas das irregularidades e senadores ameaçam com impeachment

O procurador-geral da República não encaminhou uma decisão sobre o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro e de outras autoridades denunciadas pela Comissão

O Liberal
fonte

Com o relatório final da CPI da Covid em mãos desde o dia 27 de outubro do ano passado, o procurador-geral da República, Augusto Aras, até agora, não encaminhou uma decisão sobre o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro e de outras autoridades denunciadas pela Comissão. Insatisfeitos, senadores têm pressionado a PGR e ameaçam protocolar um pedido de impeachment contra Aras. As informações são do UOL Notícias e da CNN.

Atendendo a um pedido da própria PGR, a cúpula da CPI concordou em encaminhar um novo desmembramento dos arquivos levantados pela comissão. Mas se não houver uma definição até o carnaval, o pedido de impeachment deve ser protocolado.

Após o fim das investigações, a CPI da Covid acusou o presidente da República de ter cometido crimes de atos e omissões na pandemia de covid-19, mas cabe à Procuradoria apresentar ou não a denúncia contra o chefe do Executivo ao Supremo Tribunal Federal (STF) em caso de crimes comuns.

VEJA MAIS

image Aras pede ao STF que intime cúpula da CPI da Covid sobre vazamento de dados
Os alvos do requerimento são o senador Omar Aziz, que foi presidente da comissão, e o senador Renan Calheiros, que atuou como relator no colegiado

image Deputado do AM entra com ação no STF contra Aziz por 'calúnia' na CPI da Covid
Além de imputar o crime de calúnia a Aziz, Fausto Junior quer que o senador pague indenização de 30 salários mínimos

[[(standard.Article) Moraes suspende quebra de sigilo de Bolsonaro aprovada pela CPI da Covid]]

image Com novos nomes, relatório da CPI da Pandemia soma 81 indiciados; veja quem são
O relator Renan Calheiros incluiu o nome do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do secretário de Saúde do estado, Marcellus Campelo

Já o afastamento de um procurador-geral cabe ao Senado, sendo que o processo só avança se houver uma decisão do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Provas

Na noite da última segunda-feira (15), em entrevista exclusiva à CNN, Aras afirmou que os senadores que integraram a CPI ainda não entregaram as provas sobre as supostas irregularidades cometidas por autoridades durante a crise sanitária provocada pela covid-19.

Segundo ele, a PGR recebeu “um HD com 10 terabytes de informações desconexas e desorganizadas” e isso fez com que a Procuradoria protocolasse dez petições ao STF buscando “manter a validade da prova para evitar que nulidades processuais venham a resultar em impunidade, como aconteceu recentemente em vários processos”. 

Ainda de acordo com o procurador-geral, há oito dias, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e demais senadores que compuseram a CPI se comprometeram a entregar as provas em dez dias. “Hoje [terça, dia 15] é o oitavo dia. Eu espero que até sexta-feira [18] o senador Randolfe e seus eminentes pares entreguem essas provas para que o Supremo possa preservar a cadeia de custódia, a validade das provas e que não tenhamos nulidades e impunidade em um futuro próximo". 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA