CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governo faz operação para retirar assinaturas da CPMI dos atos golpistas, diz jornal

Palácio afirma que está atrás dos financiadores dos atos de 8 de janeiro

O Liberal
fonte

O Palácio do Planalto lançou uma operação para convencer deputados e senadores a retirar suas assinaturas do requerimento que pede a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro. A ofensiva, segundo o jornal Estado de São Paulo, inclui a oferta de nomeações para cargos de segundo escalão nos Estados, como diretorias do Banco do Nordeste (BNB), além de superintendências da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Segundo fontes próximas ao governo, ministros de partidos aliados, principalmente do União Brasil, também estão sendo pressionados a ajudar na missão "abafa CPI". Nos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu manter o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, apesar das acusações contra ele, e avisou que exigiria apoio no Congresso.

VEJA MAIS

image Mais 149 mulheres presas por ataques em Brasília são soltas pelo STF
Dados do Supremo mostram que 82 permanecem presas. Há dois meses, no dia 8 de janeiro, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas

image 'Ataques em Brasília': Operação Lesa Pátria cumpre mandados de busca e apreensão nesta terça-feira
Alvos da PF são suspeitos de envolvimento nos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro

image Moraes solta mais 52 envolvidos nos ataques radicais de 8 de janeiro em Brasília
Essas pessoas haviam sido presas após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes

O objetivo da operação é evitar a abertura da CPI e, consequentemente, atrapalhar votações importantes, como a da nova âncora fiscal e a da reforma tributária. "CPIs que são mobilizadas por quem passou pano nos atos terroristas não são os melhores instrumentos para fazer apuração", disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. "Nós estamos indo atrás de quem financiou a tentativa de golpe de Estado."

O deputado André Fernandes (PL-CE), autor do pedido de investigação dos atos de 8 de janeiro, afirmou que três colegas - Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), Célio Silveira (MDB-GO) e Pastor Gil (PL-MA) - retiraram as assinaturas do requerimento. "Eles estão retirando, mas a gente está colocando mais", minimizou. Fernandes disse que cinco deputados - Milton Vieira (Republicanos-SP), Luiz Nishimori (PSD-PR), Junior Lourenço (PL-MA), Celso Russomanno (Republicanos-SP) e Luciano Vieira (PL-RJ) - aderiram ao movimento. Hoje, o requerimento tem o apoio de 191 deputados e 35 senadores.

Sessão tem discussão acalorada

Na sessão da quarta-feira (8), na Câmara, Fernandes reproduziu um áudio antigo de Lula defendendo CPIs. As discussões foram acaloradas. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), protestou e houve bate-boca. Miguel Ângelo (PT-PR) afirmou ter sido agredido pelo colega José Medeiros (PL-MT). "Ele me empurrou e pisou no meu pé", disse Ângelo. "Nós estávamos próximos. Se pisei, peço desculpas", afirmou Medeiros.

image AGU pede condenação definitiva de 40 pessoas envolvidas em atos golpistas
Órgão pede que acusados paguem R$ 20,7 milhões por prejuízos causados durante invasão de prédios públicos

image Alexandre de Moraes mantém prisão de Anderson Torres por suspeita de omissão em atos golpistas
Pedido da defesa do ex-ministro afirmava que não havia elementos que o ligassem aos atos de 8 de janeiro

image PF pode ouvir Bolsonaro no exterior sobre inquérito dos atos golpistas de 8 de janeiro
Ex-presidente é investigado em vários inquéritos em andamento

O deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS) disse ter ouvido uma tentativa de suborno do governo Lula para enterrar a CPMI. Não apresentou nenhuma prova ou mesmo indício sobre a acusação, mas, mesmo assim, publicou a denúncia nas redes sociais.

"Eu ouvi, da boca de um deputado federal que recebeu a mensagem de um emissário de Lula, que quem retirar a assinatura terá R$ 60 milhões de emendas RP-2", afirmou Sanderson ao Estadão. Questionado pelo deputado Nelsinho Padovani (União Brasil-PR), Padilha disse se tratar de "fake news".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA