CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governador, senador e deputados eleitos são diplomados pelo TRE-PA

Solenidade nesta quarta-feira (21) encerra o processo eleitoral de 2022

Daleth Oliveira
fonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou, na noite desta quarta-feira (21), a diplomação do governador reeleito Helder Barbalho (MDB) e de sua vice, Hana Ghassan (MDB), bem como dos deputados e do senador eleitos pelo Estado nas eleições de outubro. A cerimônia iniciou por volta das 18h no Hangar Centro de Convenções, em Belém.

Ao todo, foram diplomados 41 deputados estaduais, os 17 federais, além do senador com os suplentes, o governador reeleito e a vice-governadora. A cerimônia encerrou oficialmente o processo eleitoral de 2022 e reconheceu efetivamente os candidatos que foram escolhidos pela população por meio do exercício do voto democrático.

VEJA MAIS

image Saiba quem são os candidatos eleitos no Pará que serão diplomados nesta quarta-feira pelo TRE
Cerimônia está marcada para começar a partir das 17h

image Em diplomação, Lula defende a democracia e se emociona; veja a íntegra do discurso
Segundo o presidente eleito, a democracia está sendo atacada mundo afora

image Qual a diferença entre diplomação e posse de presidente e vice-presidente? Entenda
A cerimônia da diplomação ocorre antes do candidatos serem empossados e comprova o resultado das urnas formalmente

“Graças a convergência dos esforços empregados, as eleições deste ano foram realizadas de forma tranquila e o eleitorado exerceu seu direito ao voto. Portanto, hoje nós coroamos o trabalho da Justiça Eleitoral. A diplomação é o último ato do processo eleitoral, este que a Justiça atesta que o candidato efetivamente eleito está apto para tomar posse do cargo. Então, parabéns a todos que chegaram até aqui”, discursou a presidente e desembargadora do TRE, Luzia Nadja Guimarães.

Reeleito, Helder Barbalho agradeceu ao eleitorado paraense por mais uma oportunidade. “Tenho orgulho de receber pela segunda vez seguida o diploma de governador do Estado do Pará, um diploma que carrega a confiança de mais de três milhões de paraenses. Tenham a plena certeza que darei o máximo de mim e serei incansável na busca de melhoria de vida de todos. Ainda há muito a fazer”, disse emocionado à plateia.

Saindo da Câmara dos Deputados direto pro Senado Federal, Beto Faro falou o que o povo paraense pode esperar de seu mandato em Brasília. “O Pará vai ter um senador que trabalha muito, que conhece o Estado, é parceiro do governador e do presidente Lula, e vou trabalhar para essa relação se aproximar ainda mais, trazendo mais recursos e programas necessários para a gente crescer ainda mais”, afirmou o petista.

Novos deputados

Dos 41 deputados estaduais diplomados, 19 foram eleitos em outubro, representando uma taxa de renovação de 46,3%. Presente na solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) Chicão (MDB) falou que deseja que estes novos parlamentares honrem com os votos dos paraenses na Alepa.

“Quando existe renovação, a gente fica triste porque a gente perde alguns companheiros que saíram, alguns que a gente já tinha um trabalho sendo desenvolvido. Mas hoje eu tive a oportunidade de me reunir com os 19 deputados que foram eleitos. São outras pessoas, com outras cabeças, outras visões. Então, eu espero que estes parlamentares que estarão assumindo o mandato possam estar comprometidos com a população paraense e possam defender os interesses, principalmente daqueles menos favorecidos, e honrem o voto de confiança que o Pará deu”, declarou Chicão.

Eleito deputado pela primeira vez, Erick Monteiro (PSDB), disse que está animado para começar os trabalhos dia 1º de fevereiro. “Já fui vereador e agora estou vice-prefeito de Ananindeua, e a expectativa para tomar posse na Alepa é a melhor possível. Quero levantar pautas para impulsionar a economia, a saúde, a educação; levando nosso Estado a outro patamar”, afirmou.

Já em Brasília, a bancada paraense na Câmara contará com nove novos deputados federais a partir de 2023, o que significa uma taxa de renovação de 52,9% no Congresso Nacional. Parte desse grupo, a federal eleita Andreia Siqueira (MDB) disse que vai representar a região do Lago de Tucuruí.

“É um prazer enorme representar não só o Pará, mas as mulheres do nosso Estado lá em Brasília. Além disso, representar uma região que antes não tinha representatividade na esfera federal. Eu sou de Tucuruí e foi de lá e dos municípios vizinhos onde mais recebi votos. Desejo honrar com esses votos, trazendo recursos e desenvolvimento para nossa região”, celebrou Andreia.

Da Alepa para a Câmara Federal, Dilvanda Faro (PT) comemorou a renovação da bancada. “Isso aquece a nossa democracia. A melhor parte é que agora também somos mais mulheres e é um prazer fazer parte disso, vendo mais mulheres ocupando os espaços. Aqui do Pará, nós somos cinco mulheres eleitas e desejo que nosso mandato influencie ainda mais a participação das mulheres na política”, disse agradecida.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA