Governador de Roraima pede que fronteira entre Brasil e Venezuela seja fechada

O governador Antonio Denarium (PP) teme que haja uma nova crise migratória de refugiados para o estado

O Liberal
fonte

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), pediu neste sábado (03) que o governo federal feche a fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Segundo Denarium, a medida seria temporária e teria como objetivo impedir que o estado receba um grande número de refugiados como resultado do recente ataque dos Estados Unidos.

VEJA MAIS:

image Presidente Lula coordena reunião com ministros para tratar da situação na Venezuela
Durante o encontro, o ministro da Defesa informou que, até o momento, não há registro de movimentação anormal na fronteira entre o Brasil e a Venezuela

image Trump diz que operação na Venezuela é mensagem para Cuba: país não está indo muito bem

“Eu dei uma sugestão de que temporariamente se feche a fronteira para evitar uma entrada em massa de venezuelanos no Brasil. É provisório, até que se tenha uma definição do quadro do conflito”, declarou ele em entrevista ao jornal o Globo.

O pedido do governador foi dirigido aos ministros da Defesa, José Múcio; da Casa Civil, Rui Costa; e de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Denarium aguarda uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com seus ministros, no Itamaraty, para saber se eles serão favoráveis ao fechamento da fronteira.

Na manhã deste sábado, a fronteira entre o Brasil e a Venezuela, no trecho de Pacaraima, em Roraima, amanheceu fechada. De acordo com o governo brasileiro, a decisão pelo bloqueio partiu do lado venezuelano. O trecho que corresponde ao Brasil permanece operando normalmente.

O temor do governador em relação a uma possível crise migratória se baseia no histórico de 2020, quando Roraima chegou a receber entre 1,5 mil e 2 mil venezuelanos por dia. Estima-se que atualmente cerca de 186 mil venezuelanos morem no estado.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA