CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Flávio Dino restabelece regra que proíbe bloqueadores hormonais em menores

Decisão do ministro Flávio Dino suspende liminar do Acre e mantém válida resolução do Conselho Federal de Medicina até julgamento final

O Liberal
fonte

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, nesta quinta-feira (2), a decisão da Justiça Federal do Acre que havia derrubado a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o uso de bloqueadores hormonais em crianças e adolescentes transgêneros.

A liminar do Acre havia sido concedida em julho, após ação do Ministério Público Federal (MPF), mas o ministro Flávio Dino entendeu que apenas o STF tem competência para analisar a constitucionalidade da norma.

Resolução do CFM continua em vigor

Com a decisão, a resolução do CFM volta a valer até o julgamento do mérito. A norma restringe o início de tratamentos hormonais a pessoas com 18 anos ou mais, impedindo a prescrição dos bloqueadores hormonais antes dessa idade.

Decisão reacende debate sobre direitos e protocolos médicos

A medida reacende o debate entre entidades médicas, que defendem critérios de segurança, e organizações LGBTQIA+, que afirmam que a restrição representa uma violação de direitos fundamentais e limita o acesso a tratamentos reconhecidos por protocolos internacionais de saúde.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA