Érika Hilton se torna a primeira líder parlamentar trans no Congresso Nacional

A deputada foi escolhida como líder da Federação PSOL-Rede e substitui Guilherme Boulos (PSOL-SP), que passa a se dedicar à campanha para Prefeitura de São Paulo

Lívia Ximenes
fonte

A deputada Érika Hilton (PSOL-SP) é a nova líder da Federação PSOL-Rede no Congresso Nacional, eleita pela bancada nesta quarta-feira (21). Érika substitui Guilherme Boulos (PSOL-SP), que irá se dedicar à campanha para Prefeitura de São Paulo. A ação é histórica, já que a deputada é a primeira pessoa trans a ocupar o cargo na Casa.

Eleita para primeiro mandato na Câmara em 2022, Érika Hilton, junto a Duda Salabert (PDT-MG), são as primeiras deputadas federais trans. Érika diz que é uma honra ser escolhida e se compromete com defesa de pautas sociais.

“Absolutamente maior será a nossa responsabilidade frente às ofensivas da extrema-direita e do centrão contra o governo Lula e a agenda política eleita nas últimas eleições, de melhoria na qualidade de vida e direitos das maiorias sociais, mas confiante na força da mobilização popular para nos auxiliar nesse período”, fala.

VEJA MAIS

image 'Eu Recomendo': Cantora Amandha Crystyna fala sobre representatividade e diversidade
A cantora foi convidada pelo Grupo Liberal para fazer três indicações de artistas trans que são sua inspiração

image Dia da Visibilidade Trans: data chama atenção para necessidade de proteção social e acesso a educação e emprego
Representante da comunidade afirma que a população trans e travesti sempre teve direitos negados e vive em situação de subemprego e prostituição

Para Guilherme Boulos, a escolha da deputada é um sinal da continuidade dos serviços do PSOL. “Seu compromisso inabalável com um Brasil mais humano e solidário é a certeza de que Érika fará – como tem feito ao longo de todos esses anos – um trabalho brilhante em defesa do povo brasileiro e todas as minorias, que continuarão tendo na bancada do PSOL uma trincheira de resistência e luta por inclusão e justiça social”, afirma.

Érika Hilton vai liderar um grupo de 14 parlamentares e celebrou a conquista em seu perfil no X (Twitter).

image Visibilidade trans: nome social dá autonomia, segurança e liberdade
A regulamentação do uso do nome social é uma grande conquista no combate à discriminação e na promoção de políticas de inclusão

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA