Encontro da ONU em Belém discute Agenda 2030 com foco na infância e juventude amazônica

O evento contará com a participação de especialistas e autoridades dos estados amazônicos que discutirão o acesso à educação de qualidade, cuidados com a saúde, proteção ambiental e inclusão social.

O Liberal

Especialistas e autoridades dos estados amazônicos se reúnem em Belém, a partir desta quarta-feira (22), para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável com foco na infância e juventude da região, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

VEJA MAIS

image Máquina de colher açaí por controle remoto é a sensação do Festival do Açaí em Belém
Equipamento em desenvolvimento pode colher mais de 100 cachos numa única manhã sem que operador tenha que subir no pé da fruta

image Instituto busca fortalecer identidade de gênero no Pará e valorização das culturas tradicionais
Inã nasceu a partir da preocupação com a falta de apoio técnico e social para o desenvolvimento sustentável, econômico e igualitário de comunidades tradicionais

O evento, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vai até quinta-feira (23), com encontros voltados para a implementação da chamada ‘Agenda 2030’, com ênfase nas crianças e jovens da Amazônia.

O evento contará com a participação de especialistas e autoridades dos estados amazônicos que discutirão o acesso à educação de qualidade, cuidados com a saúde, proteção ambiental e inclusão social. O objetivo é enfrentar os desafios específicos das comunidades amazônicas e trocar experiências e boas práticas já em andamento na região.

Ações de articulação

Ieva Lazareviciute, coordenadora de Cooperação Descentralizada e Desenvolvimento Territorial do PNUD no Brasil, estará presente no evento, ficando na capital paraense até sexta-feira (24), para encontros estratégicos com o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém.

Nesta terça-feira (21), inclusive, foi assinado um memorando de entendimento com a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SEAF). Este acordo visa fortalecer a colaboração para a implementação da Agenda 2030, de acordo com as diretrizes do Plano Estadual da Agricultura Familiar e Comunidades Tradicionais.

Na sexta-feira (24), outro memorando será assinado com o Fórum de Mudanças Climáticas da Prefeitura de Belém. Este documento formalizará a parceria para que o PNUD ofereça apoio técnico em eventos e capacitações para servidores e membros do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, em preparação para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para 2025.

Este acordo inclui atividades de formação sobre a territorialização dos ODS, adaptando os Objetivos Globais para o contexto local, e apoio técnico para organizar um seminário sobre a Agenda 2030 no contexto das mudanças climáticas globais.

Serviço

  • Encontro sobre Agenda 2030, Infância e Juventude na Amazônia*
  • Data: 22 e 23 de maio de 2024
  • Local: SUDAM – Travessa Antônio Baena, 1113 - Marco, Belém - PA
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA