Eleições 2022: TRE/PA publica cartilha com orientações sobre propaganda eleitoral

O objetivo é nortear e facilitar a consulta sobre as condutas vedadas nesse período eleitoral.

O Liberal
fonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), por meio da Corregedoria Eleitoral, publicou uma cartilha com orientações sobre as regras eleitorais, especialmente envolvendo o período de campanha, que começa oficialmente na próxima terça-feira (16), para o 1º turno das eleições. Entre os assuntos abordados estão a realização de comícios, utilização de brindes, comitês de campanha, adesivos de propaganda em veículos, santinhos, outdoor, jornais e revistas, rádio e TV, internet, uso das redes sociais e muitos outros temas tratados de forma didática.

Segundo o TRE, o objetivo é nortear e facilitar a consulta sobre as condutas vedadas nesse período eleitoral. Com uma linguagem acessível, a cartilha é destinada aos partidos políticos, candidatos, eleitores, juízes, promotores, servidores e o público em geral que tiver interesse pelo assunto.

O documento foi disponibilizado na versão digital e pode ser baixado no site do TRE do Pará e também em versão impressa. Ele foi idealizado pelo vice-presidente da Corte, o desembargador corregedor eleitoral Leonam Gondim da Cruz Júnior, e apresenta caráter educativo e preventivo, uma espécie de manual que poderá ser usado pelas candidatas e candidatos ao próximo pleito para esclarecer dúvidas sobre as condutas envolvidas nas eleições.

VEJA MAIS

image TRE-PA já enviou mais de 10 mil urnas eletrônicas para municípios do interior paraense
Zonas Eleitorais da Região Metropolitana de Belém serão as últimas a receber os equipamentos para Eleições 2022

image Eleição 2022: o que faz um deputado estadual no Brasil?
Veja o que faz um deputado estadual, os critérios para ser concorrer ao cargo, como ocorre as eleições para o cargo, mandatos, além do salário desses gestores

image Eleições 2022: Partidos têm até o dia 15 de agosto para solicitar registros de candidaturas
Até a tarde da última segunda-feira (8), apenas um candidato ao Governo do Estado requereu o registro à Justiça Eleitoral

Em um dos temas abordados, o guia destaca, por exemplo, que o disparo em massa de conteúdo é vedado, sendo uma proibição inclusive para a eleitora e eleitor. Também foram contemplados no material temas como as “fake news”.

Sobre esse assunto, a Corregedoria Eleitoral do Pará, por meio da cartilha, esclarece que é necessário aos partidos políticos, coligações, federações e candidatas e candidatos promoverem a apuração sobre a veracidade de conteúdos recebidos, principalmente pelas redes sociais, antes da divulgação, ainda que tenha sido divulgada previamente por terceiros. Isso porque, poderá haver responsabilização penal dos envolvidos por produção ou compartilhamento.

Apresentação

A Cartilha da Propaganda Eleitoral 2022 em seu formato impresso tem tamanho A5, com 45 páginas e letras de fácil leitura. Além disso, apresenta figuras gráficas coloridas, típicas da cultura paraense e amazônica em suas páginas, como o símbolo da cerâmica marajoara e animais da fauna da região, como o boto cor de rosa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA