Deputado Bordalo entra com moção contra Agropalma: ‘um dos maiores esbulhos possessórios do Pará’

A empresa vem sendo acusada de danos ao meio ambiente, grilagem de terra e desrespeito aos direitos humanos contra populações tradicionais

Natália Mello

Mais um parlamentar paraense reagiu contra as ações da empresa Agropalma, que vem sendo acusada de danos ao meio ambiente, grilagem de terra e desrespeito aos direitos humanos contra populações tradicionais. Na edição do último domingo (13), o jornal O Liberal mostrou o sofrimento da comunidade quilombola Nossa Senhora da Batalha, no limite entre os municípios do Acará e Tailândia, no nordeste do Pará, foram surpreendidos com grandes contêineres posicionados na área pela empresa para impedir que os quilombolas saiam e entrem no território. Essas comunidades estão com dificuldades para comprar comida e remédio, além de ter o acesso ao rio simplesmente bloqueado.

VEJA MAIS

image Tribunal de Justiça cancela propriedades da Agropalma
Empresa apelou, mas TJPA mantém retirada de milhares de hectares do patrimônio obtido por grilagem

image Agropalma isola e intimida quilombolas em Tailândia, no Pará
Ministério Público e Defensoria Pública entraram na Justiça contra a empresa, acusada de grilagem. Empresa usou contêineres e cavou buracos para bloquear acesso de comunidade quilombola no Alto Rio Acará

image Quilombolas denunciam nova investida da Agropalma contra comunidades; vídeo
Empresa ignora recomendação do MPE e ergue barreira que impede trânsito de comunidades tradicionais

image Deputada solicita apoio do Governo do Pará em favor dos quilombolas ameaçados pela Agropalma
Moradores da comunidade Nossa Senhora da Batalha, no Alto Rio Acará, seguem reféns do isolamento promovido pela empresa

Nesta terça-feira (15), o deputado Bordalo (PT), ingressou com uma moção pedindo ao Governo do Pará que estabeleça um processo de ampla verificação de origem dos documentos de posse apresentados pela empresa, regularize as áreas em que não há indícios de fraudes, faça substituição dos registros fraudulentos em cartório e garanta o reconhecimento do território quilombola.

“Nós estamos assistindo a uma crise provocada por um dos maiores esbulhos possessórios da história do Pará", declarou, referindo-se a uma lesão caracterizada pela perda da posse ou da propriedade de um determinado bem, de forma injusta, muitas vezes através de violência. "A Agropalma se apoderou de forma fraudulenta de vastos territórios na região de Tailândia, de Moju, do Acará, onde implantou também o maior plantio de dendê do Brasil. Claro que é um projeto que gera emprego, renda, economia para esses municípios, mas por outro lado não podemos esconder o fato de que está em um território fraudulentamente estabelecido. Comprou-se uma posse individual ou outra, constituiu-se títulos de terras podres, amarelou-se, por isso se chama grilagem, porque o grilo amarela papel. Esses título podres foram levados a cartório e registrado como títulos de terras saudáveis”, ressaltou o deputado petista.

Ele observou que o próprio judiciário paraense já reconheceu a fraude e determinou o cancelamento desses títulos.

Na última segunda-feira (14), a deputada Marinor Brito (PSol) informou, por meio de redes sociais, que entrou com solicitação de apoio do Governo do Estado para agir em favor da comunidade quilombola Nossa Senhora da Batalha, no limite entre os municípios do Acará e Tailândia, no nordeste do Pará, que está isolada devido a um cerco promovido pela empresa Agropalma. O conflito se dá em razão do direito à titularidade do território.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA