CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Daniel Silveira preso: entenda o que pode acontecer com o deputado após ser condenado pelo STF

Decisão do STF emitida na quarta-feira (20/04) condenou o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses de prisão, além de cassação de mandato, pagamento de multa e perda de direitos políticos

Thalles Leal
fonte

Supremo Tribunal Federal (STF) condenou ontem (20/04) o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) a 8 anos e 9 meses de prisão. O Tribunal também decidiu a favor de outras punições a serem aplicadas em outras etapas do processo. Veja como ocorreu a condenação e o que poderá acontecer ao deputado, além da sua prisão:

VEJA MAIS

image Deputado Daniel Silveira é condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo STF
Deputado era acusado de estimular ataques antidemocráticos e contra instituições

image Lira recorre a STF para que Câmara decida sobre cassação em casos como o de Silveira
Sem citar o caso de Silveira, Lira protocolou o recurso em uma ação de 2018 que trata do tema, enquanto o processo de Daniel Silveira era julgado

image Indicado por Bolsonaro, ministro André Mendonça responde às críticas por voto no caso Silveira
Magistrado se manifestou pelo Twitter afirmando que não foi chamado para endossar atos que incitem a violência

image ‘Fascista’, ‘falência da democracia’; políticos paraenses repercutem condenação de Daniel Silveira
Apoiadores do ex-presidente Lula concordaram com a condenação, enquanto aliados do presidente Jair Bolsonaro criticaram a sentença

Como ocorreu a condenação

No STF, 10 dos 11 ministros decididiram a favor da condenação do deputado Daniel Silveira. Entre estes, oito seguiram o voto do relator Alexandre de Morais. O ministro André Mendonça votou pela pena de dois anos em regime aberto mais multa de R$ 91 mil. Apenas Nunes Marques votou a favor da absolvição do deputado.

Com a decisão da maioria, Daniel Silveira deverá cumprir 8 anos e 9 meses de prisão, cumpridos inicialmente em regime fechado; sofrerá cassação de mandato; pagará multa de R$ 192 mil; e perderá direitos políticos enquanto durar a pena. Porém, o deputado permanecerá livre até o STF julgar todos os recursos da defesa.

Recursos da defesa de Silveira

A defesa de Daniel Silveira tem até cinco dias, contados a partir da condenação, para apresentar recursos. Na atual situação, a defesa poderá buscar a redução da pena e a modificação de formalidades do julgamento. No entando, a condenação não pode ser revertida e, uma vez que os recursos encerrarem, o processo entrará em trânsito em julgado e a pena será executada.

Perda de mandato e inelegibilidade

O atual entendimento do STF é de que o deputado perderá seu mandato somente no fim do processo e após referendo pela Câmara.

No entando, esta posição poderá ser alterada, uma vez que a perda automática do cargo de deputados condenados foi motivo de controvérsia jurídica em 2018, com o caso do deputado Nelson Meurer.

Quanto à possibilidade de inelegibilidade imediata de Daniel Silveira, ainda não há consenso entre os membros do STF se a coação a agentes do Estado, pela qual o deputado foi condenado, se enquadra como crime contra a administração pública, que gera a punição prevista na Lei da Ficha Limpa de 2010. Assim, é possível que Daniel Silveira sofra a punição somente após o fim dos recursos da defesa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA