Conheça o submarino Tonelero, que Lula e Macron lançam nesta quarta-feira (27) no Rio de Janeiro

Programa visa entregar cinco submarinos até 2033, sendo quatro convencionais e um nuclear

O Liberal
fonte

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estarão presentes na cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42) em Itaguaí, Rio de Janeiro.

O Tonelero é uma parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma colaboração entre o Brasil e a França estabelecida em 2008, com um orçamento de cerca de R$ 40 bilhões. O submarino é o terceiro convencional com propulsão diesel-elétrica construído inteiramente no Brasil, como parte do Prosub. O programa visa entregar cinco submarinos até 2033, sendo quatro convencionais e um nuclear, através da transferência de tecnologia entre os dois países.

VEJA MAIS

image R70: 'Essa terra é um tesouro de biodiversidade', diz Macron em visita ao Combu

image COP30 em Belém será a mais organizada do mundo, diz Lula durante evento no Combu
Lula também assumiu o compromisso de zerar desmatamento da Amazônia até 2030

Atualmente, o Prosub já colocou dois submarinos em operação: Humaitá e Riachuelo. Além do Tonelero, o programa prevê a construção do S-BR Angostura (S43) e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto.

O batismo do Tonelero seguirá a tradição da Marinha do Brasil, sendo realizado pela primeira-dama Janja Lula da Silva. Após o lançamento, o submarino passará por uma série de testes para avaliar seus sistemas de combate, navegação e estabilidade no mar.

Com dimensões de 71,62 metros de comprimento, 6,2 metros de diâmetro e 15 metros de altura, o Tonelero será o quinto submarino da frota brasileira e o terceiro com propulsão diesel-elétrica construído no país. Ele tem capacidade de deslocamento de 1.870 toneladas e pode permanecer em operação por até 70 dias, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima de 37km/h e mergulhar a uma profundidade superior a 250 metros.

Internamente, o Tonelero pode acomodar até 35 pessoas, incluindo uma tripulação de 27 praças e oito oficiais da Marinha. O submarino possui duas escotilhas e é dividido em 17 compartimentos principais.

Submarino é equipado com tecnologia avançada

O submarino Tonelero (S42), que será lançado ao mar com a presença dos presidentes Lula e Macron, é uma adição significativa ao arsenal das Forças Armadas do Brasil. Equipado com seis tubos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas, o Tonelero representa um salto tecnológico na defesa submarina brasileira. Seu Sistema de Combate é dotado de sensores acústicos, eletro-ópticos e óticos, bem como equipamentos de guerra eletrônica, garantindo uma capacidade de resposta eficaz em diferentes cenários.

O Brasil atualmente opera quatro submarinos: o Tupi e o Tikuna, do modelo IKL-209 de 1.400 toneladas, construídos na Alemanha e no Brasil, respectivamente; além dos submarinos Riachuelo e Humaitá, os primeiros frutos do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil (MB), construídos inteiramente no país.

(Com informações do g1 nacional)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA