Com mensagem de Helder, Alepa retoma os trabalhos nesta terça-feira (6)

Não haverá pauta nem votação de proposições parlamentares. A primeira sessão com votação de matérias em pauta está marcada para o dia 20 de fevereiro.

Amanda Engelke
fonte

Nesta terça-feira (6), às 9h, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realiza a Sessão Solene de Instalação do Ano Legislativo 2024.O evento marca a abertura oficial dos trabalhos do primeiro período do segundo ano da 61ª Legislatura do Poder Legislativo paraense. A cerimônia acontecerá no Plenário Newton Miranda do Palácio Cabanagem, em Belém.

O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, estará presente na ocasião, onde fará a leitura da mensagem do Executivo ao Poder Legislativo. A condução da sessão ficará a cargo do presidente da Alepa, deputado Chicão, que estará acompanhado dos outros 40 deputados eleitos no pleito de 2022.

VEJA MAIS

image Congresso Nacional e Assembleia Legislativa do Pará retomam atividades na próxima semana
Confira algumas proposições que aguardam por votação no Congresso e na Alepa; Câmara Municipal de Belém retornará às atividades após o Carnaval.

image Levantamento mostra deputados do Pará que mais gastaram com verba de gabinete e diárias em 2023
Dados foram repassados com exclusividade ao Grupo Liberal; Torrinho Torres (Podemos), Dirceu Ten Caten (PT) e Fábio Freitas (Republicanos) são os parlamentares com os maiores custos do ano

Entenda como será a sessão:

Prevista pela Constituição estadual no Artigo 99 e no Regimento Interno da Assembléia Legislativa em seu Artigo 10, a Sessão Solene de Instalação do Ano Legislativo é matéria de cinco parágrafos onde são estabelecidos o passo a passo do evento.

“Desde o horário, às 9h, é previsto na legislação, coincidentemente no mesmo horário da sessão de 1823 do Rio de Janeiro, o mesmo das sessões ordinárias realizadas no Palácio Cabanagem, às quartas e quintas-feiras”, explica Marcelo Pinheiro, do cerimonial de Alepa.

  • O presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Chicão, instala a Sessão
  • Solene, às 9h, e designa uma comissão de deputados para recepcionar o governador do Estado no Salão Nobre do Palácio Cabanagem;
  • O governador Helder Barbalho adentra o Plenário Newton Miranda, onde já estarão os membros da equipe de governo e demais autoridades estaduais e o Hino Nacional é executado;
  • O presidente da Assembléia Legislativa faculta a tribuna do Parlamento ao governador que dirige sua mensagem, por tempo indeterminado;
  • Um deputado da oposição, escolhido a critério do presidente, ocupa a tribuna por 10 minutos, para um pronunciamento;
  • Um deputado da situação, escolhido a critério do presidente, ocupa a tribuna por outros 10 minutos, para pronunciamento;
  • O governador Helder Barbalho, se desejar, pode retornar à tribuna por mais 20 minutos, em resposta aos pronunciamentos da oposição e situação;
  • O Hino do Estado do Pará é executado e o presidente da Assembléia Legislativa declara encerrada a Sessão Solene.

Votações ocorrem a partir do dia 20 de fevereiro

Além de inaugurar oficialmente o ano de trabalho da Casa de Leis, a Sessão de Instalação é o momento em que o chefe do Executivo estadual tem a oportunidade de apresentar o Plano de Trabalho com as ações previstas para o ano em questão. Isso significa que, nesta terça, não haverá pauta nem votação de proposições parlamentares.

"Os projetos de lei e decretos e outras matérias só podem ser apreciadas em sessões ordinárias e extraordinárias, conforme determinado em Regimento Interno”, informa a Alepa

A primeira sessão com votação de matérias em pauta, de acordo com o calendário oficial da Alepa, está agendada para o dia 20 de fevereiro.

Na fila para o retorno das sessões deliberativas na Alepa, está o projeto que dispõe sobre a destinação da matéria-prima florestal proveniente da supressão de vegetação em áreas sob jurisdição do Estado do Pará. A matéria está em regime de urgência, desde o dia 31 de janeiro na mesa diretora.

Ano Eleitoral

Este ano de 2024 será de grande importância no cenário político paraense, pois marcará a realização das eleições municipais. Assim, ações e propostas apresentadas durante o Ano Legislativo serão fundamentais para definir o panorama político e as possíveis mudanças no comando das cidades do estado.

image Eleições 2024: saiba quais são as principais mudanças nas regras deste ano
Algumas foram implementadas no pleito de 2022 e agora serão aplicadas pela primeira vez em uma eleição municipal

image Saiba quais municípios do Pará terão que reduzir e quais podem aumentar número de vereadores
Seis municípios terão que reduzir seus representantes no parlamento e outros 40 podem aumentar a partir do Censo 2022 

Neste ano eleitoral, os trabalhos na Casa Legislativa continuarão sendo conduzidos pelo deputado Chicão (MDB), reeleito no início do ano passado para o biênio 2023-2024. Além dele, a mesa diretora é composta pelos deputados Luth Rebelo (PP) e Gustavo Sefer (PSD), 1º e 2º vice-presidentes; Cilene Couto (PSDB), Elias Santiago (PT), Adriano Coelho (PDT) e Aveilton Souza (PL), 1º, 2º, 3º e 4º secretários, respectivamente. A mesa-diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos.

Comissões retornam aos trabalhos

Ainda que projetos de lei e decretos e outras matérias só possam ser apreciadas em sessões ordinárias e extraordinárias, conforme determinado em Regimento Interno, as Comissões e Representações da Alepa devem retornar aos trabalhos a partir desta terça-feira. Atualmente, a Casa possui 17 comissões.

Uma das comissões mais importantes dentro do rito legislativo é de Constituição e Justiça (CCJ), atualmente presidida pelo deputado Eraldo Pimenta (MDB). O deputado Fábio Figueiras (PSB) é o vice-presidente, além de outros nove deputados titulares e 11 suplentes. A CCJ é a responsável por analisar a constitucionalidade e legalidade das propostas legislativas.

image Sessões da Câmara Municipal de Belém serão realizadas na Alepa; entenda o motivo
Detalhes foram acertados na última quinta-feira (01), durante reunião

image Alepa encerra o ano com aproveitamento quase total do trabalho legislativo, aponta balanço
Presidente da Casa, deputado Chicão, falou sobre intenção de alterar a sede do Legislativo e as expectativas para 2024

Outra comissão de grande relevância é a de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO), presidida pelo deputado Chamonzinho (MDB), com Torrinho Torres (Podemos) como vice. A composição em termos de quantidade de vagas é igual a da CCJ, nove deputados titulares e 11 deputados suplentes. Na comissão, os parlamentares analisam a viabilidade financeira das propostas e seus impactos orçamentários.

Além das duas, há as comissões de Educação; de Viação, Transportes, Infraestrutura e Obras Públicas; de Agricultura, Terras, Indústria e Comércio e Serviços; de Turismo e Esporte; de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; Cultura; de Defesa da 1ª Infância, Criança 3 Adolescente; Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Defesa dos Direitos; de Divisão Administrativa do Estado, Assuntos Municipais e Tributação; de Mineração, Energia, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Pesca e Aquicultura; de Prevenção às Drogas; de Relações do Trabalho, Previdência e Assistência Social; de Saúde; e de Segurança Pública.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA