Bolsonaro: Lula não vai fazer 'o que bem quer do futuro da Nação'
Bolsonaro chega a Brasília e promete fortalecer oposição e partido para eleições de 2024

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retornou ao Brasil nesta quinta-feira (30), após quase três meses nos Estados Unidos e discursou para deputados, senadores e lideranças do partido em Brasília. Bolsonaro afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não fará o que quiser do futuro da nação brasileira. Ele também disse que, a partir de agora, pretende receber e conversar com muitas pessoas.
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro vão trabalhar para fortalecer o partido para as disputas municipais de 2024, antessala da eleição presidencial de 2026.
O objetivo desenhado pelo partido é fortalecer a oposição ao governo. Na fala que fez aos parlamentares, Bolsonaro prometeu empenho pela oposição e pelo PL. Ao dizer que o "chefe aqui é o Valdemar", mandou um recado à ala da legenda que quer negociar com Lula em troca de votos no Congresso, de acordo com integrantes da sigla.
VEJA MAIS
"Eu lembro lá atrás que quando alguém criticava o Parlamento, o Ulysses Guimarães dizia: 'Espere o próximo'. Dessa vez o próximo melhorou muito. O Parlamento está nos orgulhando, pela forma de se comportar, de agir lá dentro, fazendo realmente o que tem que ser feito, e mostrando para esse pessoal aqui, por ora e que no pouco tempo que está no poder, não vão fazer o que bem quer do futuro na nossa nação", discursou Bolsonaro.
Bolsonaro vai despachar no PL
Bolsonaro pretende passar a despachar diretamente do escritório do PL, na região central de Brasília, e receber aliados políticos. A primeira pauta é defender a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro como estratégia para desgastar o Planalto e culpar o governo pela invasão à sede dos Três Poderes em Brasília, apesar de o ato ter sido organizado e executado por apoiadores de Bolsonaro, segundo a Polícia Federal. A ordem no PL é não dar "sossego" para Lula e manter os militantes ativos em torno da figura do casal Bolsonaro.
O presidente do PL destacou que tanto Bolsonaro como Michelle vão trabalhar agora com o objetivo de fortalecer o partido para as disputas municipais de 2024, antessala da eleição presidencial de 2026. A ideia é que Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, que assumiu o comando do PL Mulher, comecem a viajar pelo país no segundo semestre, mas não juntos. Bolsonaro, no discurso, disse que a meta é conseguir que PL e PP elejam 60% das prefeituras em 2024.
Os políticos presentes no encontro, além do ex-presidente, foram os deputados Helio Lopes, Nikolas Ferreira, Bia Kicis e Paulo Bilynskyj, e os senadores Flávio Bolsonaro, Ciro Nogueira, Damares Alves, Marcos do Val e Rogério Marinho. Após a fala de Bolsonaro, os políticos presentes gritaram "mito, mito, mito" e "ô, o capitão voltou". Houve ainda uma sessão de fotos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA