CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barroso diz que julgamento de Bolsonaro 'traz algum grau de tensão' para o País

Barroso destacou a importância de encerrar o ciclo em que se considerava legítima a quebra da legalidade constitucional por não aceitar o resultado eleitoral

Estadão Conteúdo
fonte

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (25) que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros acusados na tentativa de golpe de Estado provoca "algum grau de tensão para o País".

"Nós vivemos este momento tenso, inevitável, do julgamento do 8 de Janeiro e dos demais processos que, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República, envolvem tentativa de golpe de Estado. É evidente que esses episódios trazem algum grau de tensão", disse o ministro durante a cerimônia em que recebeu a medalha Raymundo Faoro, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

VEJA MAIS 

image Imagem desfavorável dos EUA dispara entre brasileiros, aponta pesquisa
Entre eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva, 69% avaliam os EUA negativamente; entre os que votaram em Jair Bolsonaro, 72% têm avaliação positiva

image Ministro Lewandowski tem visto cancelado por governo americano e Lula reage: 'Vergonhoso'
A reunião foi marcada por críticas à Eduardo Bolsonaro e o uso de bonés azuis com a frase “O Brasil é dos brasileiros”

Barroso destacou a importância de encerrar o ciclo em que se considerava legítima a quebra da legalidade constitucional por não aceitar o resultado eleitoral, referindo-se à tentativa de golpe e ao ataque à sede dos Três Poderes em janeiro de 2023.

O ministro ressaltou que a votação expressiva de Bolsonaro em 2022 torna o julgamento "delicado", mas necessário. Ele também afirmou que o desfecho, com sessões previstas entre 2 e 12 de setembro, dependerá das provas apresentadas: "Se tiver prova, o resultado é um; se não tiver prova, o resultado é outro".

Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA