André Mendonça vota a favor do marco temporal e iguala placar

STF decide se é constitucional a tese do reconhecimento de terra indígena quando era habitada na época da promulgação da Constituição

O Liberal
fonte

O ministro André Mendonça votou a favor da tese do marco temporal das terras indígenas, igualando o placar em 2 a 2. Agora, o novato Cristiano Zanin vai votar. O Supremo Tribunal Federal (STF) avalia se é constitucional a tese do reconhecimento de terra indígena apenas quando era habitada na época da promulgação da Constituição.

VEJA MAIS

image STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas com presença de indígenas; acompanhe
Ministros decidem se terras consideradas indígenas têm como marco habitação quando a Constituição foi promulgada

image Supremo tenta destravar com indígenas obras do Ferrogrão
STF propõe compensações ambientais e oitiva de indígenas para solucionar Impasse

Até agora, votaram a favor da tese do marco temporal: André Mendonça e Nunes Marques. Votaram contra o marco temporal: Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Segundo o André Mendonça, o marco temporal é um "insubstituível referencial" sobre a demarcação de terras indígenas. Em seu voto, defendeu que se trata de uma regra objetiva que "imuniza" riscos de conflitos e garante segurança jurídica.

"Não se pretende com isso negar os lamentáveis acontecimentos históricos que desafortunadamente perpassam de maneira efetiva as relações entre indígenas e não indígenas", disse Mendonça. “Não se trata de negar as atrocidades cometidas, mas antes compreender que o olhar do passado deve ter a perspectiva, a possibilidade de uma reconstrução do presente e do futuro”, afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA