CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Abstenção no Pará está perto de 22,6% e pode chegar a 24%, diz TRE-PA

Diretor-geral do órgão explica que este é um comportamento tradicional. A taxa é maior que a média nacional, que chegou a 20,6%.

Elisa Vaz
fonte

Grande parte das seções eleitorais do Pará apresentou fluxo menos intenso que o primeiro domingo do processo eleitoral - o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) diz que isso pode ser um indício de que o nível de abstenção seja mais alto neste segundo turno.

VEJA MAIS:

image Pará teve abstenção superior à média nacional; entenda
No Brasil, mais de 32 milhões de eleitores não compareceram às urnas

Embora o resultado ainda não estivesse completamente apurado pela Corte até o final desta reportagem, o diretor-geral do órgão, Felipe Brito, adiantou que o percentual deve ficar em 22% ou 23% neste ano. Segundo ele, este não é um dado anormal porque, geralmente, a segunda etapa da votação costuma ter maior abstenção que a primeira. A taxa, no entanto, é maior que a média nacional, que chegou a 20,6%.

"Tradicionalmente, o segundo turno tem uma abstenção de 24%, e tem se materializado até o momento cerca de 22% ou 23%, e imaginamos que acabe chegando à média histórica. Isso acontece por diversos fatores: primeiro porque são menos cargos em disputa, então há um apelo eleitoral um pouco menor; e o segundo motivo é que tem um feriado próximo, então muitas pessoas aproveitam também o momento para descontrair e acabam não comparecendo às urnas", afirmou.

VEJA MAIS:

image TRE-PA destaca tranquilidade no segundo turno das eleições no estado
Ao todo, 76 urnas precisaram ser substituídas, número considerado pequeno

Brito avaliou o segundo turno com muita tranquilidade e celeridade.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA