TRE-PA destaca tranquilidade no segundo turno das eleições no estado

Ao todo, 76 urnas precisaram ser substituídas, número considerado pequeno

Elisa Vaz
fonte

A avaliação do Tribunal Regional do Pará (TRE-PA) quanto à votação do segundo turno das eleições, neste domingo (30), é positiva. Em entrevista coletiva concedida na noite de hoje, a presidente da Corte, desembargadora Luzia Nadja Guimarães, afirmou que a segunda etapa do pleito deste ano foi tranquila no Estado. No total, 76 urnas precisaram ser substituídas, o que, segundo ela, representa um número muito baixo em relação ao total de equipamentos utilizados nos 144 municípios paraenses.

Diferente do primeiro turno, o processo teve celeridade e não há eleitores aguardando para votar nas seções eleitorais. Os problemas de falta de energia elétrica registrados, um dos motivos que atrasaram a votação no dia 2, foram contornados, diz a desembargadora. Grande parte das seções eleitorais apresentou fluxo menos intenso que o primeiro domingo do processo eleitoral - o TRE-PA diz que isso pode ser um indício de que o nível de abstenção seja mais alto neste segundo turno.

Quanto a prisões, o número total ficou em 57, ocorridas em 21 municípios, pelas "mais diversas razões", de acordo com o TRE-PA. "Tivemos uma diferença do primeiro para o segundo turno. Neste turno tivemos mais eleitores e eleitores que fizeram uso do celular para fotografar a imagem do voto que depositaram na urna. Muita gente começou a fazer no segundo turno", comenta a presidente do Tribunal.

VEJA MAIS

image Wilson Lima, do União Brasil, é reeleito governador do Amazonas no segundo turno
Governador amazonense confirma vitória também no segundo turno e terá mais quatro anos de mandato

image Renato Casagrande, do PSB, é reeleito governador do estado do Espírito Santo
Renato Casagrande venceu Manato com 53,90% e segue no comando

image Eduardo Riedel, do PSDB, é eleito governador do Mato Grosso do Sul

image TRE-PA realiza auditoria das urnas eletrônicas no Mangueirinho, em Belém
Procedimento visa demonstrar a integridade do funcionamento dos aparelhos

Já as ações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Pará foram motivo de atenção do TRE-PA neste domingo, mas a desembargadora garante que nenhum eleitor foi impedido de votar. "Adotamos logo a medida de conversar com o superintendente para nos inteirar do acontecido e, como foi bem colocado pelo ministro Alexandre de Moraes, foram situações de controle de tráfego e algumas situações de apreensão que nós vamos ter que apurar posteriormente. A Superintendência já disse que encaminhará o relatório amanhã. Mas todos os eleitores foram liberados para votar", ressalta.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

troca de comando

Helder faz mudanças na CPH e em secretaria regional; confira quem foi nomeado e exonerado

Decretos foram publicados no Diário Oficial desta terça-feira

2

BOLETIM MÉDICO

Bolsonaro segue sem movimentos intestinais há duas semanas e permanece na UTI

O ex-presidente segue internado em Brasília, após passar mal no Rio Grande do Norte e ser atendido pelo SAMU.

3

avanço

Comissão da Câmara aprova Pix Pensão; entenda o projeto para garantir pensão alimentícia automática

Novo modelo de pagamento busca acabar com a inadimplência de pensão alimentícia, com desconto direto em qualquer conta bancária do devedor

4

POLÍTICA

Flávio Bolsonaro critica Moraes após prisão de Fernando Collor

Senador afirma que decisão do ministro do STF representa “ato de ódio” e faz referência a possível julgamento de Bolsonaro