logo jornal amazonia

PRF, em conjunto com a PF, apreendeu quase vinte e duas toneladas de minério, em Santarém

A carga está avaliada em mais de R$ 3 milhões. Os agentes também apreenderam armas de fogo

Dilson Pimentel/ O Liberal
fonte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em operação conjunta com a Polícia Federal (PF), apreendeu cerca de vinte e duas toneladas de minério transportado ilegalmente, no km 985 da BR-163, em Santarém/PA. A carga está avaliada em mais de R$ 3 milhões. A apreensão ocorreu na segunda-feira (21).

Após identificar um caminhão que realizava o transporte de minério cassiterita (recurso que necessita de documentação e licenças ambientais para ser explorado e transportado), as equipes solicitaram os documentos e notas fiscais da carga. Havia diversas inconsistências e indícios de falsificação na documentação. 

image PRF apreende 72 toneladas de minério ilegal, em Marabá
O manganês seria levado para o porto de Barcarena, para posterior exportação. Motorista foi preso

Além disso, foi verificado que havia a presença de uma empresa de escolta armada para realizar a segurança do transporte da carga, o que motivou a verificação da documentação necessária para esse tipo de atividade. Após a verificação, também restou comprovada a ausência de documentos necessários para a escolta com uso de armas de fogo. 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao responsável da empresa transportadora do minério. Também foram apreendidos o minério de cassiterita, as armas utilizadas na escolta e o caminhão transportador.  A ocorrência foi encaminhada a Delegacia da Polícia Federal de Santarém (PA), para a realização dos procedimentos previstos, em tese, por uso de documento falso e transporte ilegal de minério. 

Utilidade do minério

O estanho é um metal fornecido principalmente da cassiterita. Ele é útil na fabricação de latas de conserva, na obtenção do bronze (usado em esculturas e nos sinos) e também em refrigeradores, condicionadores de ar, radiadores e soldas, por exemplo, informa o Serviço Geológico do Brasil.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA