CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

PRF apreende madeira sendo transportada de forma ilegal por motorista sem habilitação em Altamira

Toras eram da espécie Castanheira, cuja extração é proibida

O Liberal
fonte

No último sábado, 24, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 38,78 m³ de madeira sendo transportada de forma ilegal, em Altamira, no oeste do Pará. O flagrante ocorreu por volta das 16h, no Km-6 da rodovia BR-230, a Transamazônica, quando os policiais abordaram um caminhão, sem placas aparentes, que realizava o transporte de nove toras de madeira.

Durante os procedimentos de fiscalização, foi possível constatar que o veículo realizava o transporte de 38,78 m³ de madeira em tora. Após análise macroscópica, foi identificado que pelo menos uma das toras se tratava da espécie Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como Castanheira, cuja extração é proibida, de acordo com o artigo 29 do Decreto n° 5.975. A equipe de policiais solicitou a documentação da carga (Guia Florestal e Nota Fiscal), porém, o condutor declarou que não possuía nenhuma documentação e que, ainda por cima, não era habilitado para conduzir o veículo.

Questionado sobre origem e destino da carga, o condutor disse que embarcou a madeira no município de Senador José Porfírio, na região do Xingu, e levaria até o município de Anapu, onde seria serrada. Diante do exposto, em tese, o autor vai responder pelo artigo 46 da Lei de Crime Ambiental que dispõe sobre as punições para quem vender, expor à venda, ter em depósito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida.

Ainda segundo a PRF. a carga foi encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Altamira para as medidas administrativas cabíveis. Também foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor do condutor.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA