CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Prefeito de Santarém denuncia falas xenofóbicas de passageira em voo com destino a Brasília; vídeo

Nélio Aguiar (União Brasil) disse que a mulher chamou a população da região Norte de "burra" e que só tem "um neurônio"

O Liberal
fonte

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (União Brasil), denunciou nas redes sociais na manhã segunda-feira (16), o caso de xenofobia contra a região Norte, que presenciou durante um voo comercial no Aeroporto Internacional de Santarém, no oeste do Pará. Nélio caracterizou o caso como “triste” e “lamentável”.

De acordo com o prefeito, tudo começou quando uma mulher, identificada como Poliana Silva, teria sido barrada no exame de raio-x pelos seguranças do local ao, supostamente, tentar levar uma mala como bagagem de mão.

VEJA MAIS 

image 'Preto f*dido': segurança é alvo de racismo em shopping no RJ; veja o vídeo
Além do segurança, funcionários de outra loja que são descendentes de japoneses também foram ofendidos

image Gkay é vítima de xenofobia e promete processo: 'Cadeia'
Ela publicou uma série de prints de mensagens xenofóbicas que recebeu.

image Relembre casos de racismo e xenofobia envolvendo equipes paraenses
Celsinho, ex-Paysandu, foi alvo (pela terceira vez) de racismo durante uma partida da Série B

Nélio afirma que, já dentro do avião da LATAM Airlines, que tinha como destino Brasília, a passageira estaria ao celular dizendo em voz alta que a população do Norte é “burra” e que só teria “um neurônio”.

O prefeito alegou que ele e os demais passageiros se sentiram ofendidos com as falas preconceituosas da mulher. 

“Olá, pessoal. Acabo de desembarcar aqui no Aeroporto de Brasília. Quero relatar para vocês uma cena triste e lamentável, que eu e mais outros passageiros presenciamos em um voo da Latam, desta segunda-feira, 16 de janeiro, de Santarém para Brasília.

Uma passageira que foi barrada no raio-x pelos seguranças do Aeroporto de Santarém, onde foi obrigada a despachar uma bagagem que queria levar como bagagem de mão. (...) simplesmente dentro do avião, ao telefone, falando em voz alta, falas totalmente preconceituosas e discriminatórias contra os nortistas, dizendo que o pessoal de Santarém, do Norte, é tudo burro e que foi por isso que aconteceu isso com ela. Que só temos um neurônio, e que, mesmo assim, só usamos a metade de um neurônio.

São palavras, realmente, discriminatórias e preconceituosas. Não só me ofendeu, como ofendeu muitas pessoas do Norte e de Santarém, que estavam dentro do avião. Imediatamente, procurei um comissário e consegui a identificação da passageira que é: Poliana Silva. Vou fazer um boletim de ocorrência contra ela e vou processá-la para que aprenda a respeitar as pessoas do Norte. Sou de Santarém, do Pará, sou nortista com muito orgulho. Sou Amazônia com muito orgulho. Não vamos aceitar nenhuma palavra ofensiva contra nós e nenhuma atitude preconceituosa e discriminatória”, relatou o prefeito. 

A redação integrada de O Liberal solicitou detalhes sobre o caso para as polícias Civil do Pará (PCPA) e de Brasília (PCDF), além de um posicionamento da LATAM Airlines. 

VEJA MAIS

image Gretchen repercute post de O Liberal e vê 'xenofobia' em comentários: 'Vou continuar no Jurunas'
Gretchen explicou que viu os comentários em uma matéria publicada em OLiberal.com, a respeito de um problema que teve com uma borracharia vizinha

image Adolescentes matam paraense em possível crime de xenofobia em Goiás
Os menores invadiram a casa da vítima e o mataram com golpes de facão e pedradas

O que é xenofobia?

A xenofobia é o conceito que define as manifestações de aversão, hostilidade ou ódio contra pessoas que são estrangeiras ou são vistas como forasteiras.

Quem comete o crime de xenofobia é passível a reclusão de um a três anos e multa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA